Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Próteses mamárias doadas pelo governo devolvem autoestima às pacientes

Principais beneficiárias são mulheres que se submeteram a cirurgia de mastectomia.

Por Redação
15/12/2017 23h32

Para receber a prótese, pacientes devem procurar o Creap e solicitar o material

A retirada do seio, a mastectomia, pode ser um processo doloroso para as mulheres que estão fazendo tratamento contra o câncer de mama. Além da mudança física, pode mexer com a autoestima da paciente. Para ajudar nesses casos, o governo do Estado, por meio do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), fornece próteses mamárias externas para as usuárias que são encaminhadas para a unidade.

Segundo o diretor-presidente do Creap, Amaury Barros, neste ano, 70 próteses foram entregues, mas o Centro tem capacidade para absorver uma demanda maior. “Sabemos que muitas pacientes precisam, mas não sabem que isso está disponível para elas. A prótese fortalece a confiança e a autoestima, permitindo que a usuária esteja à vontade em suas atividades diárias”, explicou.

Barros ainda explica que o Creap também atua no acompanhamento psicológico e social das pacientes. Além disso, elas passam por, no mínimo, 20 sessões de fisioterapia e é feita uma avaliação para escolher a prótese com o tamanho ideal para a paciente.

A aposentada Maria Fernandes, de 63 anos, fez a retirada de uma das mamas há um mês, após a descoberta de um câncer e foi encaminhada pelo médico para o Centro, onde recebeu a prótese. “O corpo muda, a gente fica um pouco acanhada e tímida. Essa prótese foi uma benção, o médico recomendou para mim e era muito caro, eu não tinha condições de comprar e aqui estou recebendo de graça. Vim hoje e já vou sair com a minha prótese”, comemorou.

A prótese

A prótese externa é indicada para pacientes após a mastectomia ou atrofia do seio. Sem contraindicações e durável, não muda sua consistência, nem endurece. Anatômica e confortável, pode ser adaptada em qualquer sutiã normal.

A prótese mamária possui peso, mobilidade e consistência semelhantes às de uma mama, tornando-a uma réplica de um seio natural. Deve ser trocada a cada seis meses devido ao desgaste natural da prótese.

As pacientes são orientadas sobre os cuidados com a limpeza e armazenamento. Ela só pode ser lavada com água e sabão neutro, não deve ser exposta ao sol e deve secar na sombra e ser mantida em temperatura ambiente. Outro cuidado importante é não usar a prótese durante banhos de piscina, já que o cloro pode danificar o material.

Para requisitar as próteses é preciso ir até o Creap, localizado na Rua Tiradentes, 1597, no centro de Macapá. A paciente deve ter em mãos o documento de identificação, carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e o encaminhamento do médico requisitando a prótese.

Creap

O Creap trabalha na reabilitação de pacientes vítimas de traumas físicos e mentais com procedimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, além de serviços de avaliação e dispensação de órteses, próteses. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogo, fonoaudióloga, assistente social, nutricionista, ortopedista e neurologista. Atualmente o órgão realiza, em média, sete mil atendimentos por mês.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!