Com apoio do Governo, festival mostra o potencial da produção de banana de Pedra Branca
Concursos escolheram a rainha da banana, o maior cacho e a melhor iguaria de banana.
Agricultora Raimunda Santos sustenta a família com o cultivo da banana. São 500 cachos colhidos todos os meses
O fomento de R$ 170 mil, aplicado pelo Governo do Estado no 4º Festival da Banana proporcionou ao município de Pedra Branca do Amapari mostrar todo o seu potencial no cultivo e derivados da fruta – que é a sua segunda mais forte base econômica, atrás apenas da atividade mineral.
O festival ocorreu no fim de semana, de 15 a 17, quando a programação cultural e expositiva atraiu visitantes até de outros municípios, principalmente dos vizinhos Serra do Navio e Porto Grande. Artistas e bandas amapaenses e de fora do Estado se apresentaram no palco montado na praça do município.
Os recursos do governo também ajudaram na premiação dos concursos que escolheram a rainha da banana, a barraca com mais diversidade gastronômica, o maior cacho e a melhor iguaria de banana.
A agricultora Raimunda Santos, que cultiva em sua propriedade rural cinco espécies de banana, conhece bem a força da produção desta fruta. É com a renda da colheita, de aproximadamente 500 cachos mensais, que ela sustenta os sete filhos. Produtora do assentamento Tucano I, na zona rural de Pedra Branca, ela levou uma pequena amostra de sua produção para expor e comercializar no festival.
Segundo dados da prefeitura do município, apenas 20% do que é produzido pelas 16 comunidades engajadas no plantio da fruta fica para o consumo da cidade. O restante, 80%, ajuda a abastecer a capital, Macapá, na feira do Produtor do bairro Buritizal, para onde Raimunda Santos leva a sua produção toda semana. São 30 toneladas por mês que saem do município para a capital.
“Nos últimos anos temos tido um maior apoio das autoridades. Ainda não é o ideal, mas estamos tendo mais apoio, com a manutenção de ramais, o transporte que o governo sempre dá para a gente, a Embrapa também nos ajuda com a introdução de espécies que deem mais banana nos meses do ano, então são apoios que deixam a nossa produção ainda mais forte. Tenho fé em Deus que um dia Pedra Branca vai viver só do plantio de banana e deixar esse ciclo de mineração que degrada o meio ambiente para trás”, avalia a produtora.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!