GEA cria sistema para monitorar violência nas escolas
Com os dados, será possível fazer um panorama dos principais conflitos e desenvolver projetos que disseminem a cultura da paz no ambiente escolar.
Esta semana, pedagogos de escolas onde o sistema será implantado já estão sendo capacitados para utilizá-lo.
O Governo do Estado do Amapá (GEA) criou o Educapaz - Sistema de Informação de Agressão e Violência nas Escolas que entrará em execução em março de 2018. A ferramenta online vai permitir monitorar a violência nas escolas estaduais de Macapá e Santana. Com os dados, será possível fazer um panorama dos principais conflitos e desenvolver projetos que disseminem a cultura da paz no ambiente escolar.
O sistema registrará todas as ocorrências de violência nas escolas. O desenvolvedor de sistemas do Núcleo de Informática da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Josué Cortez, informou que os registros serão acompanhados em tempo real pela pasta. “O pedagogo vai inserir no sistema os dados dos envolvidos no caso, local em que ocorreu, se houve bullying, assédio, agressão física e outros dados. E, se foi encaminhado para a delegacia ou conselho tutelar, por exemplo. Ao finalizar a ocorrência, a Seed já estará ciente do assunto”, explicou.
Esta semana, pedagogos de escolas onde o sistema será implantado já estão sendo capacitados para utilizá-lo. O pedagogo Clóvis Freire, da Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castillo, inclusive, considerou que o Educapaz será bastante útil por agilizar os registros das ocorrências. “Além da agilidade, as instituições vão utilizar os dados coletados do sistema para fazer planejamentos estratégicos mais adequados ao enfrentamento de violências nas escolas”, destacou.
O Sistema de Informação de Agressão e Violência foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!