Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Aquecimento nas vendas muda horário de funcionamento do comércio em Macapá

Horário diferenciado foi estabelecido durante Convenção Coletiva de Trabalho entre os sindicatos patronais e laborais.

Por Da Redação
23/12/2017 22h56

Neste sábado, 23, o fluxo de pessoas em galerias, shopping centers e lojinhas, era intenso, tanto no centro, quanto em bairros periféricos.

A economia do contracheque e o comércio de bens e serviços mostraram que estão aquecidos nas vésperas do Natal deste ano. Desde que saiu a segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual, na última quarta-feira, 20, o setor ganhou ânimo nos centros comerciais espalhados pelo centro e bairros periféricos de Macapá. Para não perder clientes que sempre deixam para a última hora, os empreendimentos comerciais resolveram estender o horário de funcionamento. 

Neste sábado, 23, por exemplo, o fluxo de pessoas em galerias, shopping centers e lojinhas, era intenso que, mal dava para estacionar. A gerente de vendas de uma loja de confecções no bairro do Muca, Naira Pantoja Aquino, já se organizou para ficar com o empreendimento aberto até às 22h de sábado e domingo. “Optamos por estender o horário de funcionamento para atender aqueles que não tem tempo de ir às compras durante o dia, por causa do trabalho”, justificou.

Valdo Costa tem uma loja onde vende confecções a preços populares no Bairro Buritizal. Ele já conseguiu fazer um comparativo das vendas em relação ao ano passado. “Registramos um aumento de 20%. Com o pagamento do 13º salário, as vendas vêm crescendo ainda mais”, confirmou.

Como bom brasileiro que deixa tudo pra última hora, o poeta Pedro Stkls gostou do que viu e não pensou duas vezes em garantir os presentes da família: “Os preço estão bem acessíveis”, atestou.

Houve também quem enfrentou filas enormes para comprar o presente do ‘amigo secreto’, brincadeira muito comum nas festas de fim de ano. Foi o caso da estudante Alessandra Chagas Batista, 12 anos. “Eu vim com a minha mãe comprar o presente do meu amigo. Demorou, mas conseguimos comprar”, disse aliviada.

Funcionamento do comércio

Aqueles que não tiveram tempo de ir às compras em dias mais tranquilos, terão a chance de fazê-las na última hora. O comércio terá horário diferenciado neste mês de dezembro, conforme acordo durante Convenção Coletiva de Trabalho entre os sindicatos patronais e laborais e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio/AP).

As empresas dos ramos de materiais de escritório e papelaria, lojas, móveis e eletrodomésticos poderão funcionar de segunda a domingo de 8h às 22h. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o funcionamento poderá ser das 8h às 21h. As empresas de varejo de calçados tem a opção de funcionar de 8h às 22h nos dias 24, 28 e 31 de dezembro.

Já as empresas de varejo de gêneros alimentícios poderão estender o funcionamento de 7h à meia-noite nos dias 22 e 23 de dezembro. E nos dias 24 e 31 de dezembro, o expediente pode ficar das 7h às 20h.

Os únicos dias em que o comércio não vai funcionar são, 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal). A exceção será para farmácias, perfumaria, bares, hotéis, restaurantes e similares, por se enquadrarem nas atividades econômicas essenciais e de utilidade pública.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!