Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governador participa das comemorações em homenagem aos 46 anos do Banco da Amizade

Evento tem a proposta de celebrar a amizade ao promover encontro de moradores e ex-moradores do Laguinho.

Por Redação
26/12/2017 18h36

Local é tradicional ponto de encontro do bairro do Laguinho

O governador Waldez Góes participou nesta terça-feira, 26, das comemorações que marcam os 46 anos do Banco da Amizade, tradicional ponto de encontro do Laguinho, bairro localizado no Centro da capital amapaense. O evento, organizado pela Associação Banco da Amizade, visa oferecer uma festa para a comunidade e tem como proposta reunir os amigos que ao longos dos anos passaram a integrar o grupo.

A programação inclui homenagem a personalidades relacionadas ao Banco da Amizade, além de apresentações de grupos de marabaixo e de escolas de samba.

Na oportunidade, Waldez ressaltou que o Banco da Amizade é uma instituição de importância histórica e cultural que interage com a comunidade e esta mobilização vai além do bairro do Laguinho. “Isto demonstra claramente a retidão, a seriedade e a respeitabilidade da associação”, pontuou Góes.

O vice-presidente da associação, Tony Sacaca, explicou que o Banco da Amizade foi construído em 1971 na Rua General Rondon entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega e José Antônio Siqueira com o propósito de simbolizar a amizade existente entre moradores e ex-moradores do Laguinho.

“Todo ano o aniversário é comemorado como forma de manter a tradição e promover o reencontro de amigos do bairro”, frisou Sacaca destacando que o grupo realiza diversas projetos sociais ao longo do ano como distribuição de cestas básicas, organização de festas em homenagem ao Dia das Crianças, entre outros.

Parceria na educação

A proximidade entre o Banco da Amizade e a Escola Estadual Azevedo Costa, fez com que a associação desenvolvesse iniciativas de apoio à instituição de ensino. O governador afirmou que o poder público deve incentivar cada vez mais este trabalho para que ele se fortaleça, pois é importante que a comunidade se aproprie do processo educacional.

“O governo vai discutir possibilidades de ampliar esta parceria. A participação comunitária melhora o rendimento dos alunos, diminui a evasão escolar e aumenta o grau de segurança no entorno do prédio porque tem uma associação de pessoas que se dispõe a ajudar”, afirmou Góes.

A secretária de Estado de Educação, Goreth Souza, ressaltou que há uma orientação de governo para que as escolas agreguem conselhos e associações. Segundo a gestora, a ideia é que os diretores e gestores mapeiem e identifiquem as entidades e, na medida do possível, as aproximem das escolas. Com isso, a ideia é que o aluno encontre mais motivação em frequentar as aulas.

“O estudante se sentirá mais a vontade na escola ao saber que a comunidade está naquele espaço. Quanto mais a sociedade participar do dia-dia da escola, todos ganham”, destacou Souza.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!