Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Habilitados no Programa Amapá Jovem participam de aula inaugural

O programa visa atender 10 mil jovens em todos os municípios do Estado do Amapá

Por Redação
27/12/2017 20h00

Os beneficiados pelo programa serão direcionados a cursos profissionalizantes, oficinas e aulas de cidadania

O Governo do Estado do Amapá deu início nesta quarta-feira (27) às aulas inaugurais do Programa Amapá Jovem. Neste primeiro momento os jovens, entre 15 e 29 anos, habilitados no programa, puderam conhecer mais sobre as atividades do programa. As aulas acontecem em todos os municípios do estado.

Em Macapá a aula inaugural continua nesta quinta-feira (28), das 8h às 11h e das 14h às 17h, nas seguintes escolas: Maria de Nazaré (bairro pedrinhas), Zolito Nunes (bairro Beirol), Antônio Messias (bairro Zerão), Nilton Balieiro (bairro Marabaixo), David Miranda (Distrito do Coração), Deuzolina Salles (bairro Pacoval), Deuzuite Cavalcante (bairro Perpétuo Socorro), Maria Meriam (bairro Jardim ||), Projeto Minha Gente (bairro Jardim Felicidade II) e Ruth Bezerra (bairro São Lazaro).

Já no dia 3 de Janeiro de 2018, das 8h às 11h e das 14h às 17h os jovens dos municípios Mazagão e Santana participarão de um teste de aptidão profissional que vai analisar a habilidade específica de cada participante e determinará a escolha dos cursos. Em Santana a avaliação acontece na Escola Estadual Augusto Antunes, já em Mazagão o teste será realizado na Escola Estadual Dom Pedro.

Por um período de até um ano, os beneficiados pelo programa serão direcionados a cursos profissionalizantes, oficinas esportivas, de arte, cultura, comunicação, meio ambiente, estágio, e aulas de cidadania, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, se devidamente obedecidos os critérios do Programa.

Para participar do programa o candidato deve obedecer às exigências, como faixa etária de 15 a 29 anos, possuir renda familiar de até dois salários mínimos, não possuir vínculo empregatício, estar em situação de vulnerabilidade social e ser ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Cada participante receberá um auxílio financeiro de R$ 120, além de uniforme e passe livre escolar.

Amapá Jovem

É um programa transversal de políticas públicas para a Juventude Amapaense, que possibilita o desenvolvimento e a emancipação dos jovens, sendo instrumento de redução de vulnerabilidades, riscos sociais e pessoais.

Chamada Pública

O cadastro para o Amapá Jovem iniciou em 29 de novembro, e é contínuo, gratuito e pode ser efetuado somente por meio do site www.juventude.ap.gov.br. No endereço também está disponível a chamada pública da habilitação. Para se cadastrar, o interessado deve preencher um formulário disponível no site e ter em mãos endereço completo, RG, CPF e Número de Inscrição Social (NIS), que é o número gerado a partir da inscrição no CadÚnico.

Ao finalizar o procedimento, o jovem deve guardar o comprovante de inscrição e acompanhar o resultado, que será disponibilizado no mesmo endereço eletrônico, onde também é possível tirar dúvidas sobre o cadastro. Outras informações podem ser obtidas na Sejuv, localizada na Avenida Glicério Souza Figueiredo, nº 142, bairro Jardim Felicidade II.

Convocação

Após a etapa de cadastramento online, haverá análise socioeconômica, para avaliar se os jovens estão em situação de vulnerabilidade, posteriormente, será publicada a primeira convocação de habilitados para inclusão no programa, com prazos e locais para entrega de documentos.

Os jovens que atenderem aos critérios serão convocados conforme a disponibilidade orçamentária da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), por meio do site www.juventude.ap.gov.br, onde serão divulgados data, horário e local em que o jovem deverá se apresentar, além dos documentos necessários.

Por fim, os habilitados serão encaminhados para os polos do Programa Amapá Jovem, onde o bolsista assinará o termo de compromisso e escolherá uma das atividades ofertadas pela iniciativa.

Desligamento do Programa Amapá Jovem

O Jovem poderá ser desligado a qualquer tempo, no caso de prática de atos de indisciplina, de não participação nas ações, atos desabonadores de conduta pessoal e profissional, ou ainda se recusar sem justificativa a participação em cursos, oficinas e projetos, ter atingido o tempo de permanência máxima previsto nas legislações do Programa, ter prestado informações falsas na realização da inscrição ou recadastramento, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal ou não apresentar documentações quando solicitadas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!