Governo amplia rede de abastecimento de água no município de Laranjal do Jari
Serviço realizado pela Caesa consiste na extensão de 3.500 metros de tubulação e visa atender diretamente os bairros Malvinas e Samaúma.
As obras vão beneficiar diretamente dois bairros da sede do município
O Governo do Estado, através da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), está ampliando a rede de abastecimento de água no município de Laranjal do Jari, localizado a 265 quilômetros de Macapá. O serviço está sendo realizado via administração direta e contempla os bairros Samaúma e Malvinas.
A ação está dividida em duas etapas. A primeira já foi finalizada e consistiu na implantação de 700 metros de rede de água 110 milímetros e 70 ligações no bairro Malvinas.
A segunda etapa consiste na implantação de 3.500 metros de tubulação do trecho compreendido entre a Estação de Tratamento do município e aos bairros contemplados. Essa extensão está dividida em 1.980 metros de tubulação de 300 milímetros e 1.520 metros de tubulação de 250 milímetros.
Desde novembro já foram ampliados 1.800 quilômetros de rede água 300 milímetros. A partir de janeiro de 2018 está programada a implantação da rede restante.
De acordo com o chefe do núcleo de expansão dos sistemas do interior da Caesa, João Batista Gomes, o bairro Malvinas possuía um trecho de rede, mas atualmente, o fornecimento de água não chega na região. O bairro Samaúma, localizado às margens do Rio Jari, não recebe o serviço.
“Esses são bairros que necessitam da implantação da rede. Esse trabalho iniciou após estudos realizados pela diretoria técnica da companhia no local. Foi possível fazer este serviço e levar água para os moradores desta região”, explicou.
O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, destacou a importância deste trabalho no interior, que ocorre após as tratativas com as prefeituras e com os representantes das comunidades.
“Assim como em Laranjal, fizemos também a ampliação para Vitória do Jari levando água tratada para o bairro Santa Clara. É um trabalho via administração direta, com um baixo custo, mas que garante uma melhora na qualidade de vida da população”, disse o gestor.
Cooperação
O trabalho de implantação da rede ocorre em parceria com o município que disponibilizou equipe e maquinário para o serviço. O diretor-presidente da Caesa destacou a parceria entre a Caesa e a prefeitura de Laranjal do Jari na elaboração do projeto de saneamento básico do município, através de um termo de cooperação técnica.
Essa cooperação atende a uma orientação da Justiça Federal, que determinou que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) liberasse recursos de convênios, firmados em 2012, para que as prefeituras de Laranjal do Jari e Oiapoque possam contratar projetos executivos de saneamento mais completos.
Os valores são na ordem de R$ 30 milhões para Laranjal do Jari e R$ 15,7 milhões em Oiapoque. A equipe técnica da Caesa vai orientar os municípios quanto ao trâmite para elaboração do projeto executivo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!