Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo reafirma medidas para garantir segurança da navegação

Dia Estadual da Consciência da Segurança da Navegação homenageou vítimas de acidentes fluviais.

Por Redação
06/01/2018 18h40

Evento reuniu autoridades e familiares de vítimas e sobreviventes para debater sobre a importância da segurança da navegação

No Dia Estadual da Consciência da Segurança na Navegação, foi impossível não lembrar do naufrágio do barco Novo Amapá, uma dos maiores já ocorridos na Amazônia, que completou 37 anos neste sábado, 6. O assunto foi tratado durante uma programação de conscientização e homenagens às vitimas, no auditório do Sebrae/AP, que reuniu autoridades, familiares e sobreviventes.

O evento é uma iniciativa da Comissão de Direito Marítimo da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Amapá (OAB/AP) com apoio do governo do Estado, para chamar a atenção para os cuidados que deverão ser tomados para evitar acidentes marítimos nos rios do Amapá.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, coronel Wagner Coelho, ressaltou que o governo do Estado atua em conjunto com órgãos ligados ao setor de transportes marítimos com ações de conscientização de banhistas e fiscalização de embarcações. “Nosso objetivo é fazer com que os usuários naveguem nos rios de forma segura, temos buscado medidas para evitar acidentes marítimos nos nossos rios”, explicou o comandante.

Para o presidente da Comissão de Direito Marítimo da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Amapá (OAB/AP), advogado Luiz Ricardo Santos Carvalho, o Dia Estadual da Segurança da Navegação é uma das principais iniciativas do Amapá nos últimos tempos, que relembra o naufrágio do Novo Amapá, um marco na historia da navegação, e chama atenção para as medidas de prevenção.

“O objetivo principal desse encontro é deixar a população mais informada sobre as principais ocorrências que acabam ocasionando o naufrágio. No Amapá, tivemos inúmeros casos, por isso a necessidade de medidas institucionais para evitar acidentes fluviais”, pontuou.

Na ocasião, houve a apresentação da companhia de teatro Super Nova, em homenagem às vitimas da tragédia, além de palestras sobre a segurança da navegação no Amapá, ministrada pelo capitão de fragata Aderson de Oliveira Caldas, comandante da Capitania dos Portos do Amapá, e ainda o Toque de Silêncio executado pela Banda de Música da Polícia Militar, para relembrar os mortos em acidentes fluviais.

No ano passado, a Capitania dos Portos do Amapá fiscalizou 4.196 embarcações de diversas regiões do Amapá e Pará, destas 514 foram notificadas e outras 128 apreendidas. As principais irregularidades constatadas pela instituição foram ausência de tripulantes habilitados, falta de material de salvatagem, embarcações clandestinas entre outras.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!