Governo apresenta regime de colaboração educacional com os municípios ao MP/AP
Programa Colabora Amapá Educação busca aumentar a qualidade da Educação com apoio do Estado aos municípios
Programa foi apresentado nesta quarta-feira, 10.
Com o objetivo de melhorar a gestão dos processos e recursos da administração municipal e estadual, o Governo do Amapá lançará no dia 16 de janeiro o Regime de Colaboração do Estado, denominado “Colabora Amapá”. A parceria ocorrerá entre as administrações municipais e o governo estadual, em diversos eixos como: Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, sendo a Educação o carro chefe do programa.
O Colabora Amapá Educação foi apresentado nesta quarta-feira, 10, ao Ministério Público do Estado Estadual (MP/AP), na Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá. A iniciativa busca garantir mais qualidade na educação amapaense com apoio técnico do Estado aos municípios a fim de melhorar a educação como um todo refletindo, inclusive, positivamente nas avaliações educacionais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
São objetivos do regime: estabelecer cooperação recíproca entre os entes federativos e organizações da sociedade civil afins; otimizar o investimento em recursos humanos, infraestrutura, repasse de tecnologias, metodologias, recursos financeiros, materiais didáticos/pedagógicos e transporte escolar.
Para a secretária de Educação, Goreth Sousa, “o Colabora Amapá será um marco divisor no ensino amapaense como política pública que visa trabalhar o segmento de maneira integral”.
O promotor de Justiça de Defesa da Educação do Ministério Público do Amapá (MP/AP), Roberto Álvares, reconheceu a importância do programa e também irá acompanhar, entre os demais órgãos fiscalizadores, todas as etapas de implantação e execução do programa a fim de colaborar com o sucesso da iniciativa.
Programa de Aprendizagem no Amapá
Mesmo antes do lançamento oficial, o Colabora Amapá Educação já está dando resultados com o Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap). Lançado em junho de 2017 pelo Governo do Amapá, em parceria com o Governo do Ceará, o programa segue a metodologia utilizada no Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) do governo cearense. Nele, são apoiadas ações que fomentam a aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano, assegurando que eles ingressem mais bem preparados no ensino médio.
Diálogo
O Colabora Amapá Educação é uma iniciativa da Secretaria de Educação cujo objetivo é implantar e implementar o Regime de Colaboração da Educação no Estado, assunto discutido desde abril de 2017 com os entes envolvidos. Nos dias 12 e 15 de janeiro, o programa também será alinhado com os secretários municipais de Educação e com os prefeitos de cada município, respectivamente.
Previsão legal
O regime de colaboração é uma previsão legal da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, do Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/14, do Plano Estadual de Educação do Amapá, Lei nº 1.907/15 e dos Planos Municipais de Educação.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!