Estudantes surpreendem militares em formatura no quartel da PM
A primeira turma da Escola Antônio Messias revelou sua experiência com o inovador modelo de ensino de Gestão Compartilhada implantado pelo Governo do Amapá
Ao todo, 85 alunos do Ensino Médio se formaram e receberam certificados de bom desempenho na primeira escola de Gestão Compartilhada com a PM.
Habituada a enfileirar combatentes soldados, sargentos e outras patentes para as devidas honras militares, a área externa do Comando-Geral da Polícia Militar (MP/AP), recebeu um público diferente nesta sexta-feira, 12, no bairro Beirol, em Macapá. Foram 85 alunos da Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves Dias que se formaram e receberam certificados de bom desempenho. Localizada no bairro Zerão, zona sul da cidade, a instituição é pioneira na implantação do modelo de Gestão Compartilhada entre a PM/AP e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e se tornou referência para outros municípios que já manifestaram interesse em ter uma escola como essa.
Pais, alunos, professores e militares foram surpreendidos com o discurso de Daiana Souza, 19 anos. Ela foi homenageada na solenidade pelo bom comportamento e excelente desempenho na escola e foi escolhida para falar em nome dos colegas. “Não sabíamos o que nos aguardava. Sempre ouvimos o autoritarismo e tínhamos uma visão generalizada dos militares. No entanto, eles mostraram que estávamos equivocados em nossos conceitos”, discorreu a estudante.
Ela disse, também, que o que mais marcou no modelo de ensino foi o espírito de coletividade que os estudantes aprenderam com os policiais. “Eles nos ensinaram que só podemos trabalhar juntos, se deixarmos prevalecer o respeito pelas diferenças”, continuou Daiana.
A estudante agradeceu a todo o corpo de professores da Escola Antônio Messias a quem se dirigiu dizendo que eles ajudaram a construir os últimos anos dos alunos. A experiência foi tão significativa que ela descreveu a instituição como o segundo lar, como uma escola que cuidou e acolheu os alunos.
E, por fim, Daiana Souza fez uma declaração que traduziu como os estudantes saíram dessa experiência. “A nossa missão sempre esteve além de tirarmos notas altas ou passar de ano. Nossa missão é lutar por um mundo mais igual”, finalizou a aluna que já estudava na instituição antes de ser implantada a gestão compartilhada entre Seed e PM e percebeu as mudanças.
Valores
Estudantes como o Leandro de Jesus da Silva, 18 anos, foram tomados pela emoção, orgulho e saudade de tudo o que vivenciaram durante o ano de 2017 na Escola Antônio Messias. Leandro foi um dos que receberam o certificado de honra por ter se destacado e ser o estudante com o melhor rendimento escolar. “A emoção não cabe no peito. Além do conhecimento que adquiri e o apoio dos professores, vou levar comigo todos os valores que construímos no dia a dia. Tenho muito orgulho de ter me formado aqui, sou um ser humano melhor”, testemunhou.
E não foram só os alunos que perceberam as mudanças com a implantação do modelo de gestão compartilhada. Os pais dos estudantes observaram que a presença da polícia levou mais segurança à comunidade escolar. “Antigamente, a escola sofria com muita violência. Os alunos levavam facas. Pensava até em tirar meu filho da escola. Agora não existe mais isso. É um lugar de referência em educação e segurança”, comentou Roseli Pereira, mãe do Rosias Pereira Vieira, outro formando.
Presente na solenidade, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, informou que as escolas militares integram o conjunto de oportunidades de ensino inovador criadas pelo Governo do Amapá. “Temos as Escolas do Novo Saber (Tempo Integral), o ensino regular, o ensino especial, as escolas quilombolas, entre outras alternativas, como a Escola Militar, para a população escolher o que considerar melhor para os seus filhos”, enumerou a gestora.
Ampliação
O comandante da PM/AP em exercício, coronel Rômulo César Pacheco, destacou durante a formatura, que o trabalho de gestão compartilhada entre a Polícia Militar e a Seed apresenta resultados tão satisfatórios que o objetivo é ampliar o modelo.
“Os estudantes estão melhorando o desempenho escolar e o convívio social. É um trabalho que está dando certo e nossa intenção é ampliá-lo. As demandas chegam de todos os municípios, como Laranjal do Jari e Oiapoque. Iremos planejar com a Secretaria de Educação a melhor forma para estender a outras escolas”, adiantou o coronel Rômulo Pacheco.
O comandante comentou sobre os relatos que recebe de estudantes e da própria população a respeito da gestão compartilhada. E todos são muito positivos, tanto a respeito da segurança pública, quanto da visão que os estudantes passaram a ter dos militares.
“A ideia de rusticidade, do militar carrancudo foi vencida. Não somos alienígenas. Somos da mesma sociedade, nascidos na periferia, nas áreas rurais ou centros urbanos como cada um de vocês. Esse é um projeto que foi avalizado pela sociedade, discutido em audiências públicas e que tem mostrado a sua eficácia. Parabéns a todos que fizeram esse momento se tornar realidade”, discursou o comandante em exercício da Polícia Militar.
A turma pioneira, recebeu o nome de Cel RR José Carlos Correa de Souza, em homenagem ao ex-comandante-geral da Polícia Militar, que conduziu o processo de implantação do novo modelo de ensino na Escola Antônio Messias.
A Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, no município de Santana, já vai funcionar em 2018 com ao gestão compartilhada entre a PM/AP e Seed.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!