Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projeto de concessão florestal vai abrir 200 postos de trabalho no Amapá

Proposta está em análise para financiamento pelo Banco da Amazônia.

Por Redação
17/01/2018 18h22

Governador Waldez Góes pediu à gerente geral do Banco da Amazônia, Joana Lima, celeridade na aprovação dos financiamentos

O setor produtivo do Amapá tem disponível em torno de R$ 160 milhões para acessar junto ao Banco da Amazônia este ano, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Nesta quarta-feira, 17, o governador Waldez Góes, a gerente geral do Banco da Amazônia, Joana Lima, a deputada estadual Edna Auzier e o ex-deputado Eider Pena, participaram de uma reunião para tratar sobre o plano de aplicação do FNO e a celeridade no processo de avaliação dos projetos do setor produtivo do Estado, em especial para concessão florestal, no financiamento de crédito.

Em 2017, o Governo do Amapá apresentou à instituição financeira o projeto de concessão florestal para extração madeireira sustentável na região de Mazagão, cujo contrato foi assinado com a concessionária Transwood Transporte e Logística Ltda, vencedora da unidade licitada, na época, e governo buscou o aporte financeiro junto ao banco para a realização do projeto.

Sobre o andamento, a gerente geral do Banco da Amazônia informou ao governador que o banco fez a estruturação necessária da proposta e que no prazo de 90 a 120 dias terá a análise concluída para que, posteriormente, o financiamento seja liberado.

“Temos o compromisso firmado e a parceria necessária entre o banco e Governo do Amapá para que possamos atingir a meta de aplicação do orçamento do FNO, que já não é alcançada há alguns anos”, informou Joana.

Góes pediu mais celeridade no processo, uma vez que o aporte vai fomentar o setor florestal, gerando em torno de 200 postos de trabalho. “Estamos fazendo a política de desenvolvimento e dando oportunidades aos nossos trabalhadores do setor florestal. O Estado tem potencial e podemos acessá-lo através dos créditos bancários”, pontuou.

A deputada Edna Auzier ressaltou a importância de acelerar o acesso a esse recurso, uma vez que o Amapá necessita de investimentos em áreas como o setor produtivo, oportunizando melhor qualidade de vida através da geração de emprego e renda.

Concessão florestal

A concessão florestal, além da proteção do meio ambiente, garante que as terras públicas sejam preservadas e que, ao mesmo tempo haja a promoção do desenvolvimento da economia em bases sustentáveis e em longo prazo, resultando na geração de empregos diretos e indiretos, maior agregação de valor aos produtos da floresta, além de um retorno sólido para o Estado.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!