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Escolas estaduais de Macapá e Santana devem preencher dados no SIGEduc até 21 de janeiro

Até o momento, apenas 80% das unidades escolares preencheram o sistema criado para modernizar as rotinas de gestão escolar.

Por Caroline Mesquita
19/01/2018 11h08

O recurso possibilita lançar, compartilhar e monitorar todas as informações sobre as escolas, criando um canal entre as unidades, pais, alunos e a Seed.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que o preenchimento de dados referentes ao exercício escolar de 2017 das escolas estaduais de Macapá e Santana deve ser efetuado no Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) até este domingo, 21. Dentre as unidades escolares, apenas 80% preencheram o sistema, e muitas de forma parcial.

O preenchimento de dados na plataforma é obrigatório. Desde 2016, a Secretaria de Estado da Educação realiza capacitação para professores, gestores e coordenação pedagógica utilizarem o sistema. O SIGEduc pode ser acessado pelo site sigeduc.ap.gov.br.

Na quinta-feira, 18, servidores da Escola Estadual General de Azevedo Costa - que está com os dados escolares 100% preenchidos no sistema - compartilharam experiências positivas sobre a utilização do SIGEduc. Os relatos foram abordados durante o Encontro de Gestores Escolares ‘Caminhos para Qualidade da Educação’ que acontece no auditório do Sebrae, em Macapá, até esta sexta-feira, 19.

Modernização

O SIGEduc é uma plataforma digital criada para modernizar as rotinas de gestão escolar da rede estadual de ensino público. Em funcionamento desde 2017, o recurso possibilita lançar, compartilhar e monitorar todas as informações sobre as escolas, criando um canal de comunicação entre as unidades escolares, pais e responsáveis de alunos e Seed.

No sistema, é possível realizar o lançamento de notas dos alunos, matrícula, frequência, planos de aula, transporte escolar, merenda, entre outras funcionalidades, garantindo a transparência e segurança das informações para a sociedade. O secretário escolar Ryan Muller, da Escola Azevedo Costa, comenta que o SIGEduc é uma ferramenta que veio ajudar a administração do sistema educacional.

“Antes do sistema havia erros de notas, demora na formação de turmas, atraso na entrega de cadernetas, demora no levantamento de notas. O tempo do papel e caneta era muito demorado e sujeito a erros. E hoje o cenário é diferente, temos o compartilhamento de informações em tempo real”, considerou Muller.

O SIGEduc possui portais direcionados a gestão escolar, professores, alunos, pais e responsáveis.  O coordenador pedagógico Messias Soares lembra os benefícios da plataforma. “Não há motivo de relutância. Só temos a ganhar. Estudantes têm acesso aos registros acadêmicos, pais acompanham as notas dos alunos online, professores registram atividades de sala de aula e a gestão escolar acompanha todo o processo. Só agrega a educação no Amapá”, avaliou Messias.

Segundo a secretária adjunta de Políticas de Educação, Dina Melo, a expectativa é abranger o sistema para as escolas públicas dos 14 municípios restantes do Estado. "Vamos fazer um cronograma de treinamento do SIGEduc e atender todas as escolas estaduais da rede de ensino”, adiantou Dina.

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