Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mazagão Velho completa 248 anos de cultura, tradição e religiosidade

Comunidade que deu origem ao município de Mazagão é o símbolo da cultura e da história do Amapá.

Por Redação
23/01/2018 16h09

Governador Waldez Góes participou da programação que marcou os 248 anos de fundação da Vila de Mazagão VelhoGovernador Waldez Góes participou da programação que marcou os 248 anos de fundação da Vila de Mazagão Velho

Nesta terça-feira, 23, Mazagão Velho completa 248 anos de cultura, tradição e religiosidade. Em comemoração à data, uma vasta programação, organizada pela Prefeitura do município, com apoio do Governo do Estado, se estende por todo o dia, contemplando cerimônia cívica, manifestações culturais, religiosas e artísticas. O governador Waldez Góes esteve no município pela manhã, acompanhado de sua equipe de governo, prestigiando a programação, que iniciou com a alvorada de fogos, seguida de missa com a presença de famílias tradicionais, grupos folclóricos, autoridades, políticos e visitantes, cerimônia cívica e corte do bolo.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual enfatizou a importância sociocultural da região, que mesmo depois de mais de dois séculos, permanece com suas raízes fortalecidas pelas gerações. “Eu, enquanto cidadão e líder político, me sinto no dever de prestigiar, aprender e colaborar com a perpetuação e apropriação dessa cultura que é nossa, que vem de berço, e que deve ser valorizada e respeitada por todos”, considerou o governador Waldez Góes.

Ele também mencionou as parcerias firmadas com a Prefeitura de Mazagão, que já beneficiam de forma significativa a população, oferecendo-lhes mais qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento local. “O nosso povo merece nosso respeito e total atenção. Por isso, prezo em cultivar as relações com os prefeitos e outras lideranças políticas, pois o que importa é proporcionar benefícios aos amapaenses”, declarou o governador.

Compromisso e investimento

São exemplos dos investimentos e compromisso do Governo com Mazagão e seus munícipes as obras de mobilidade urbana na sede do município que já estão 90% concluídas; a construção e pavimentação da rodovia AP-010, que liga a sede do município à Vila de Mazagão Velho – sendo também uma importante via de interligação com outras regiões do Estado; bem como a Ponte da Integração que contribui para o desenvolvimento social, econômico, cultural e turístico da região.

A ponte fez com que no ano de 2017 aumentasse significativamente o número de participantes da tradicional Festa de São Tiago. As tratativas para a festividade deste ano devem iniciar ainda este mês entre prefeitura e governo, com expectativas ainda melhores.

O prefeito de Mazagão, João da Silva Costa, o Dudão, mencionou que a cada ano o município tem mais motivos para comemorar e celebrar as conquistas. Avanços que não modificam nem interferem na cultura local, e sim valorizam. “Mazagão deu origem a outros municípios, é o berço da cultura local, e possui grande potencial neste sentido, além dos aspectos naturais, agricultura, turismo e tantos outros. Tem se tornado um dos melhores municípios para se viver, a partir da relação de parceria com o Estado, que sabe valorizar a história do povo mazaganense”, externou Dudão.

Eurenice Queiroz, 59 anos, lembra que na sua infância, Mazagão Velho se restringia apenas à via principal, diferente da expansão que há hoje, com acesso a aparelhos sociais e melhor acesso à sede do município. “A nossa condição de vida melhorou muito. Não estamos mais isolados e as pessoas também passaram a vir mais ao município, conhecer de perto e divulgar a cultura que é de todos nós”, declarou.

A agricultora Joaquina Jacarandá, 65 anos, é membro de uma das tradicionais famílias de Mazagão Velho. Ela faz parte da coordenação da Festa de São Tiago e falou sobre a importância de celebrar esses 248 anos de história da vila.

“É muito importante para nós, filhos daqui, comemorar a nossa história. Esse foi o legado deixado por nossos antepassados, é nosso dever manter e repassar para as novas gerações. O ápice da manifestação de nossas heranças culturais é a Festa de São Tiago, e nós faremos uma belíssima festa esse ano novamente”, declarou.

Também participaram da programação na manhã desta terça-feira, vereadores do município, gestores municipais e estaduais, deputados federais e estaduais, senadores, dentre outras autoridades. Ao fim, o governador visitou as ruínas da primeira igreja da Vila de Mazagão Velho, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Mazagão Velho

Em 1770, chamada de Vila de Nova Mazagão, o então distrito de Mazagão Velho foi fundado a mando da Coroa Portuguesa. A região foi povoada por famílias vindas de uma cidade do Marrocos, que possuía o mesmo nome. Na cidade, cristãos e mouros guerreavam porque a igreja católica portuguesa impunha, no país africano, o cristianismo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: