Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Proerd alcança mais de 5 mil jovens em 2017

Governo do Estado deverá estender o programa para outros municípios.

Por Redação
25/01/2018 16h16

Programa é desenvolvido pela Polícia Militar em várias escolas estaduais e municipais do Amapá

A participação ativa entre família, escola e polícia é a principal base para o desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coordenado pela Polícia Militar do Amapá em vários municípios do Estado. Em 2017, mais de 5.638 jovens foram atendidos pelo programa que tem como objetivo orientar e prevenir, através de ações educacionais, quanto às consequências que as drogas podem causar na vida das pessoas.

O Proerd foi implantado no Brasil em 1992 e passou a funcionar em todas as capitais do país e também nas cidades do interior. No ano passado, em Macapá, foram atendidos 3.116 alunos; na segunda maior cidade do Estado, Santana, mais de 1.860 foram contemplados; Mazagão e Oiapoque, com 234 e 328 alunos, respectivamente, também foram alcançados pelo programa.

A expectativa é que, em 2018, o projeto seja ampliado em função do concurso público da Polícia Militar, que está em andamento pelo Governo do Amapá para aumentar o efetivo da corporação. “O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas por policiais e visa transmitir aos estudantes a importância da valorização à vida e de se manter longe das drogas. Estamos nos organizando para iniciarmos as atividades no primeiro semestre”, informou o capitão Jean Robert, coordenador do Proerd.

O estudante Danielson da Silva, de 17 anos, de Vitória do Jari, participou de uma das palestras do Proerd e disse que não tinha conhecimento dos riscos causados pelo contato com as drogas. "Aprendi que temos que nos proteger das drogas. Não chegar muito perto delas, porque isso faz mal pra gente e também para as pessoas que estão ao nosso redor. Esse programa é muito importante para os jovens”, avaliou.

As atividades estão previstas para se iniciarem após a divulgação do calendário escolar de 2018. Os diretores ou gestores de escolas estaduais, municipais e particulares, que desejam ser atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência devem enviar um ofício para o Comando-Geral da Polícia Militar solicitando a execução do Proerd na instituição.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!