Exército inaugura base militar e reforça atuação conjunta para a segurança nas fronteiras
Comandante da nova brigada enfatizou que integração das Forças Armadas com órgãos estaduais federais será intensificada.
O governador Waldez Góes participou da solenidade em que o general Luiz Viana Filho, assumiu o comando da brigada.
A parceria entre o Governo do Amapá e o Exército Brasileiro (EB) estará mais fortalecida, a partir de agora, e o Estado melhor assistido com a instalação oficial da 22ª Brigada de Infantaria de Selva - Foz do Amazonas. Nesta sexta-feira, 26, o governador Waldez Góes participou da solenidade em que o general Luiz Viana Filho, assumiu o comando da brigada.
Com isso, o contingente de militares será ampliado e as ações de proteção das fronteiras da Amazônia serão intensificadas. A nova base militar está situada à zona oeste de Macapá, área do Comando de Fronteira do Exército no Amapá. A unidade é subordinada ao Comando Militar do Norte (CMN), no Pará, e irá gerenciar as ações do 34º Batalhão de Infantaria de Selva no Amapá (34º BIS); do 2º BIS em Belém do Pará e do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) em São Luís do Maranhão.
A atuação da brigada compreende a faixa de fronteira de 1.980 quilômetros entre Guiana, Suriname e Guiana Francesa, e mais uma vasta extensão de litoral que tem como ponto estratégico a Foz do Rio Amazonas.
Segurança nas fronteiras
Falando em proteção das fronteiras, o governador pontuou que a região fronteiriça do Amapá com a Guiana Francesa apresenta mais problemas relacionados à garimpagem, pesca predatória, fluxo e tráfico de pessoas.
“A presença fortalecida das Forças Armadas nos dá uma segurança maior nesse combate, beneficiando tanto o Amapá quanto o restante do país. O Exército Brasileiro é e continuará sendo um grande parceiro em diversas ações de Estado. A instalação da brigada é mais uma demonstração do respeito e do compromisso da instituição com a segurança do nosso povo”, frisou Waldez Góes.
O Exército Brasileiro é um grande parceiro do governo na execução de projetos como a construção da Base Cartográfica do Amapá, a regularização fundiária, o convênio de pavimentação do trecho sul da BR-156, o Programa Força no Esporte e ações de combate ao Aedes aegypti.
Com inauguração da base, o Amapá deixa de ser um dos únicos estados brasileiros que possuem fronteiras internacionais, mas que não contavam com uma brigada militar. Agora, somente o Acre está nessa condição.
A proteção das fronteiras da Amazônia foi, inclusive, uma das principais pautas levantadas no 13º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, ocorrido no Amapá em 2017, e compôs o eixo Segurança Pública na Carta de Macapá, enviada ao Palácio do Planalto.
Brigada Foz do Amazonas
Para aumentar o efetivo de militares, o Exército vai convocar jovens amapaenses por meio de alistamento. O comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva - Foz do Amazonas, general EB Viana Filho, informou que os trabalhos da tropa já iniciaram com um efetivo de cerca de mil militares.
“Dentro de três anos, ampliaremos gradativamente a oferta de vagas no Amapá para chegarmos ao efetivo de três mil militares entre homens e mulheres, visto que novas organizações militares estarão sendo criadas em Macapá para apoiar a brigada”, destacou o general.
Viana Filho também enfatizou que a integração, tanto do Exército e Governo do Amapá, quanto com os demais órgãos federais se tornará cada vez mais forte. “Hoje, trabalhamos muito na faixa de fronteira com operações que chamamos de interagências, de forma coordenada com o apoio de instituições estaduais e federais. Isso traz maior segurança para a população e para o Estado. A intenção é dar continuidade e, dentro do possível, ampliar as parcerias”, assegurou.
Na solenidade, o comandante-geral do Norte, general EB Carlos Barcellos, disse que a implantação da brigada é resultado de muito esforço e que este é um dia histórico para o Exército Brasileiro e para o Estado do Amapá.
“A 22ª Brigada está em uma área estratégica na foz do Amazonas. Isso nos possibilita aumentar e fortalecer a operacionalidade terrestre, ter melhor condição de gestão e controle das ações das tropas e priorizar a Amazônia nas ações das Forças Armadas”, discursou Barcellos.
Também participaram da solenidade de instalação da 22º Brigada de Infantaria de Selva no Amapá, autoridades civis e militares.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!