Pesquisas vão detalhar impactos com a construção de barragens no Vale do Araguari
Fapeap divulgou o resultado de chamada pública para financiamento de quatro projetos.
Através dos projetos, será possível monitorar e preservar o meio ambiente de comunidades ribeirinhas na região.
O Governo do Estado do Amapá (GEA) divulgou na última segunda-feira, 22, o resultado da Chamada Pública nº 004/2017, para financiar projetos do Programa de Incentivo a Pesquisas no Vale do Araguari. O processo iniciou em outubro do ano passado com o lançamento do edital e com as inscrições de sete projetos. Mas, somente quatro serão financiados com investimento de R$ 25 mil cada um. A seleção é coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fepeap).
Segundo a coordenadora Científica e Tecnológica da Fapeap, Rosimeire Trindade, os projetos visam detalhar o ambiente nesta região atingida pela construção de barragens. “O programa valoriza a produção do conhecimento e, através dos projetos na região, será possível o monitoramento e a preservação do meio ambiente de comunidades ribeirinhas no município de Ferreira Gomes”, frisou.
Este edital foi direcionado aos pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa visando fomentar a produção científica, tecnológica e de inovação no Estado do Amapá. As propostas evidenciaram a aplicabilidade dos resultados, como ações preventivas ou soluções de impactos ambientais em curto prazo voltadas às atividades da hidrelétrica Ferreira Gomes Energia (UHE-FGE).
Os quatros projetos selecionados receberam uma nota avaliativa durante o processo de seleção: Alternativa de Manejo Sustentável para a Bubalinocultura na Bacia do Araguari (91,25); Implantação e Análise de Unidade de Referência Tecnológica de Mandioca e Fruticultura no Vale do Araguari (91,00); Traços da História de Vida de Hoplias aimara, Valenciennes 1846 no Alto Araguari (Floresta Nacional do Amapá), Estado do Amapá (86,50) e Avaliação do Potencial de Produção de Frutos do Açaizeiro Nativo de Várzea do Vale do Rio Araguari (76,50).
Em dezembro do ano passado, a Fapeap lançou três chamadas públicas voltadas para as áreas de educação e tecnologia da informação e o resultado deverá sair no primeiro trimestre de 2018.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!