Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado lança certificação que valoriza produtos de origem amapaense

Selo Amapá permitirá que os produtos locais sejam reconhecidos internacionalmente.

Por Redação
30/01/2018 16h52

Governador Waldez Góes destacou que, com a certificação, os mercados irão abraçar melhor as empresas locaisGovernador Waldez Góes destacou que, com a certificação, os mercados irão abraçar melhor as empresas locaisFoto: Marcelo Loureiro

A partir de agora, os produtos de origem amapaense, especialmente os produzidos com incentivos da Zona Franca Verde (ZFV) de Macapá e Santana, serão reconhecidos e valorizados tanto no âmbito local, quanto nacional e mundial. Nesta terça-feira, 30, em solenidade no Palácio do Setentrião, o Governo do Amapá lançou o Selo Amapá – “Produto do Meio do Mundo – Amapá – Amazônia – Brasil”, que irá destacar as potencialidades do Estado, agregar valor e elevar a competitividade do que é produzido no Estado.

O Selo também possibilitará mais geração de emprego e renda nas produções industriais do Estado; e fortalecerá as características de cada região do Amapá, sejam ambientais, sociais, culturais, econômicas ou históricas.

O público-alvo são empresas interessadas e que cumprem os requisitos legais para o funcionamento das atividades voltadas para o seu local de produção e beneficiamento. Durante a solenidade de lançamento, 23 empresas receberam a certificação, e estão em processo e inserção do selo nas embalagens de seus produtos.

Em nome dos empresários presentes, Grégory Bitti, gerente-geral de uma empresa de moagem de trigo, que atua há sete anos no município de Santana, discursou sobre os benefícios do selo para os negócios locais. Ele destacou que este é um instrumento governamental que consegue reunir conceitos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer atividade.

“Fortalecimento da identidade cultural local, responsabilidade social e ambiental, certificação passando credibilidade do que está sendo comercializado. É um divisor de águas para o empresariado local. Vai ser possível alcançar novos mercados com uma maior perspectiva. Agora é trabalhar, ainda mais, e tomar posse do mercado que é nosso”, declarou Bitti.

Jorge Aguiar é proprietário de uma empresa que produz polpa de frutas há cerca de nove anos na capital. O empresário adquire sua matéria-prima diretamente dos agricultores de diversos municípios do Estado e abastece com seu produto supermercados locais e escolas. Mesmo com sua clientela local, ele estima alçar voos mais altos.

“A expectativa é muito grande com a maior divulgação dos nossos produtos. Não precisaremos mais explicar que o produto é amapaense, isso já vai estar explícito e mostrará a capacidade que temos de oferecer aos consumidores produtos de qualidade e feitos com toda a responsabilidade sanitária e ambiental”, mencionou Jorge.

O selo foi elaborado pelo governo estadual, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), em parceria com a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Amapá (Fecomércio-AP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O diretor-presidente da Agência Amapá, Eliezir Viterbino, destacou que os trâmites para a certificação são simples. O empresário interessado deve procurar a Agência, na Rua Cônego Domingos Maltês, 916, Trem, em Macapá. Todas as informações referentes aos documentos necessários serão disponibilizadas também no site do órgão (www.ageamapa.ap.gov.br).

“Apesar de um processo responsável, no qual exigimos que a empresa esteja com suas licenças e certificações legalizadas, em cinco dias após dar entrada, o empresário já terá sua certificação emitida. Reafirmamos que só é possível gerar emprego, renda e qualidade de vida, se gerarmos negócios, e é nisso que estamos empenhados”, frisou Viterbino, exemplificando que a certificação das empresas irá ainda fomentar as demandas das compras governamentais e incentivar as empresas locais a se regularizarem.

Para incentivar a adesão de todos os empresários locais, o governo do Estado dará início à campanha publicitária “Valorize o que é da nossa gente”.

O governador Waldez Góes destacou que, com a certificação, os mercados irão abraçar melhor as empresas locais por saber que elas têm responsabilidade ambiental e social, estando situadas em um dos Estados mais preservados do país. Góes ainda ressaltou que Estado e a iniciativa privada devem seguir de mãos dadas, visando o crescimento econômico local e, consequentemente, mais qualidade de vida para a população.

Uma vez consolidados e valorizados os negócios e produtos locais, comentou o chefe do Executivo estadual, o Estado se tornará, por consequência, ainda mais atrativo no âmbito da ZFV de Macapá e Santana.

“Algumas dessas indústrias já começam a entrar com seus projetos. Na Agência Amapá, temos hoje 20 manifestações de novos projetos nas mais diversas áreas. Temos 35 solicitações de locação – cessão de espaço - para implantação das empresas. Ainda em 2018, nossa expectativa é de ter mais de 20 empresas instaladas”, salientou o governador.

Também estiveram presentes na solenidade membros da equipe de governo, representantes da bancada federal e estadual, de órgãos de controle, da iniciativa privada, dentre outras autoridades e sociedade civil.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!