Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hemoap recebe doadores de entidades religiosas para ajudar no estoque de sangue

Campanha lançada pelo instituto sensibilizou 120 voluntários que compareceram nesta sexta-feira, 2.

Por Redação
02/02/2018 13h03

Com o grande fluxo, doações também serão feitas no decorrer da próxima semana.

Após o lançamento da campanha "Neste carnaval vista sua fantasia de herói e compartilhe seu poder", o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), começou a receber os primeiros doadores de sangue. Na manhã desta sexta-feira, 2, duas entidades religiosas mobilizaram 120 doadores.

As doações prosseguirão no decorrer da próxima semana devido à grande movimentação de última hora de voluntários. O diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro, informou que esse fluxo já aumentou o estoque de sangue no instituto. "A parceria dessas organizações é essencial para garantirmos nosso estoque, especialmente em um período que, de costume, tem uma grande demanda por causa das festividades”, ressaltou. 

As primeiras bolsas garantidas com o início da campanha, foram de voluntários das igrejas Universal e Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. "Essa não é primeira vez que mobilizamos alguns grupos da igreja para doar sangue. Desta vez, a ideia surgiu após vermos a necessidade de novos doadores para suprir a carência de quem precisa", informou o pastor Eliran Gonçalves, da Universal.

Outra parte dos doares são membros do projeto "Mãos que ajudam", da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. De acordo com o coordenador, Rodrigo Jansen, a ideia é despertar o desejo de que as pessoas façam a doação com frequência.

"O projeto já existe há alguns anos e sempre fizemos essa mobilização nos meses de janeiro e fevereiro. Mas, a nossa maior intenção, além de ajudar o próximo, é despertar o sentimento de solidariedade nas pessoas, para que se tornem doadores frequentes", enfatizou Rodrigo Jansen.

Doações

O Hemoap também já firmou parceria com outros grupos voluntários para novas doações durante a semana. Elas podem ser feitas de segunda à sexta-feira, de 7h30 à 12h, no Hemoap, na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá. O voluntário deve ser uma pessoa saudável e ter idade entre 16 e 69 anos. É preciso pesar mais de 50 quilos, estar alimentado, ter repousado pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior à doação. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!