Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Técnicos do Amapá farão intercâmbio com institutos beneficiados pela Lei de Informática

Inicialmente, o governo pretende apresentar, pelo Iepa, o primeiro projeto para captação de recursos.

Por Redação
09/02/2018 16h13

Decisão de submeter o primeiro projeto amapaense para captação de recursos foi tomada em reunião, no Palácio do Setentrião

O Governo do Amapá pretende submeter ao Comitê de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (Capda), no mês de abril, o primeiro projeto para captação de recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM) – com a qual o Estado passou a ser beneficiado desde dezembro.

A decisão foi tomada durante o segundo dia do Seminário “A Inserção do Amapá na Lei de Informática e a Indústria 4.0”, nesta sexta-feira, 9, no Palácio do Setentrião. A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) pretende emplacar o Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa) com um projeto no segmento de biotecnologia – que juntamente com as áreas de Economia Digital e Formação de Recursos Humanos são os três programas prioritários da Lei de Informática da ZFV.

“No mês de abril, teremos uma reunião do Capda, portanto é fundamental que o Amapá chegue para tomar assento no Comitê já com um projeto em mãos. Inicialmente, vamos apresentar um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento [P&D] através do Iepa, pois os institutos privados de tecnologia e sem fins lucrativos, como a Lei determina, ainda não temos no Amapá. Nós vamos incentivar a criação destas instituições”, explicou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia (C&T), Rafael Pontes.

Para chegar à reunião do Capda, em Manaus (AM), com o projeto de P&D foram estipuladas algumas metas, entre elas: enviar técnicos do estado para fazer intercâmbio com institutos que já tiveram projetos de P&D aprovados no Capda e promover adequações finalizar o marco legal de C&T até o final de março.

“Essa troca de experiência é que vai nos ajudar traçar estratégias que nos permitam nos beneficiar mais rapidamente da Lei de Informática”, reforçou Pontes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!