Candidatos do concurso da PM fazem reconhecimento do local do TAF
Candidatos compareceram ao ambiente para praticar as atividades no local onde será realizado o Exame de Avaliação de Condicionamento Físico.
Candidatos demonstraram bom condicionamento físico no reconhecimento do local do TAF
Candidatos habilitados ao Exame de Avaliação de Condicionamento Físico – conhecido como Teste de Aptidão Física (TAF) – do concurso púbico para soldado da Polícia Militar do Amapá (PM/AP) tiveram a oportunidade de conhecer o local onde a próxima fase será aplicada. O espaço do Comando Geral da PM/AP foi disponibilizado pelo Governo do Estado do Amapá, durante os dias 14 e 15 de fevereiro.
Essa é a terceira fase do processo seletivo, que será realizada no período de 18 a 26 de fevereiro. Foram convocados para o TAF 450 candidatos divididos em 3 turmas de 150, onde cada turma realizará os testes durante 3 dias, sendo dois exercícios por dia.
De acordo com o responsável pelo reconhecimento do TAF, sargento Jailson Rodrigues, da PM/AP, cerca de 200 candidatos compareceram em cada dia e apresentaram boas condições físicas para todas as atividades descritas no edital. “Pelo que pudemos analisar, 99% dos candidatos estão preparados e bem treinados para disputar essa fase importante do concurso público”, ressaltou.
O Exame de Aptidão Física constitui-se na realização de um conjunto de testes, com cargas de exercícios físicos que avaliam parâmetros de força, coordenação, capacidade aeróbica e anaeróbica, permitindo classificar o estado físico no momento da execução dos testes, devendo o candidato cumprir com habilidade o que lhe é exigido, obtendo os índices previstos nas respectivas tabelas para o masculino e feminino. Em caso de não comparecimento, não aprovação em alguma atividade ou comparecer fora do horário, o candidato estará automaticamente eliminado.
Os exames definidos no edital para a categoria feminina no primeiro dia são: corrida em 12 minutos para percorrer 2.100 metros e abdominal supra, com 30 repetições em 1 minuto. Para o segundo dia será isometria em barra fixa com duração de 9 segundos e corrida de 50 metros em 9 segundos. Para o terceiro dia, será salto em altura com 1 metro e natação com 50 metros em tempo livre.
Para a candidata Claudiana Queiroz, essa é uma oportunidade importante para todos os concorrentes. “Esse é um ponto positivo, pois podemos conhecer o local da prova e testar nossas habilidades no ambiente, principalmente na questão do clima. Estava treinando desde quando fiz a prova e estou focada no resultado das atividades em que mais senti dificuldades”, descreveu.
As atividades para os concorrentes masculinos, no primeiro dia, são: corrida de 12 minutos, para o perímetro de 2.400 metros, e abdominal supra, 34 repetições em 1 minuto, no primeiro dia. No segundo dia, serão aplicados os exercícios de flexão em barra fixa com cinco repetições e corrida em 50 metros, com tempo de 8 segundos. No terceiro e último dia haverá salto em altura com 1,15m, e natação, 50 metros, com tempo livre.
Caio César, que sonha em ser policial militar, ficou feliz em poder testar as habilidades no local da prova. “Sim, é bom que a gente se familiariza com o local e reconhece nossas dificuldades, isso está sendo muito proveitoso, já que todos estamos, desde o ano passado, focados nas atividades. Vim aqui para conferir se estou apto e até agora tudo certo”, comemorou.
Somente as atividades que necessitam da piscina é que não foram praticadas pelos candidatos, pois ela não foi liberada para o reconhecimento.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!