Pais devem ficar atentos para o peso das mochilas de crianças e adolescentes
Recomendação é que o peso das mochilas não deve ultrapassar 10% do peso corporal.
Além do peso adequado, é importante colocar a mochila nas costas corretamente, utilizando as duas alças
A volta às aulas é sempre um momento de expectativa para as crianças e adolescentes, rever os amigos, conhecer os novos colegas, mas também requer muita atenção dos pais que devem ficar atentos ao peso das mochilas dos estudantes.
Segundo o ortopedista Luiz Alberto Nogueira, a orientação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) é que crianças e adolescentes carreguem mochilas com, no máximo, 10% do seu peso corporal, ou seja, uma criança que pesa 40 kg pode carregar uma mochila com, no máximo, 4 kg.
Outro ponto a ser observado é a forma como os estudantes a usam e também o tipo de mochila. “É muito comum eles utilizarem apenas uma das alças. A mochila tem que respeitar a largura das costas e a alça deve estar ajustada para começar na altura do ombro e deve se estender até o nível da cintura”, explica Luiz Alberto.
A mochila com rodinhas é uma opção, mas requer atenção na hora de usar. Deve ficar ao lado do corpo em um ângulo de, no máximo, 25° e a alça deve ficar na altura da cintura da criança.
O ortopedista explica que, como crianças e adolescentes ainda estão em fase de crescimento, o excesso de peso pode prejudicar a formação óssea e causar doenças como hérnias de disco e deformidades na coluna, que podem afetar as placas de crescimento e causar desvios de coluna.
“A melhor estratégia é a prevenção. Existem doenças ósseas que são irreversíveis. É importante sempre fiscalizar para que na mochila contenha apenas o material indispensável para o dia a dia dos estudantes”, completa o especialista.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!