Alunos da escola Antônio Messias preparam-se para rotina escolar
Além de conhecerem o regimento escolar, alunos aprendem os preceitos militares como ordem e disciplina.
Estudantes aprendem sobre o regimento interno, transgressões disciplinares, regulamento do uniforme, ordem unida, entre outros
A Escola Estadual Profº. Antônio Messias Gonçalves da Silva, localizada no bairro Zerão, na Zona Sul de Macapá, durante esta semana, prepara os alunos novos e veteranos para a rotina escolar e as particularidades da metodologia de ensino, nos moldes da disciplina militar. O ano letivo nesta unidade de ensino começa na próxima segunda-feira, 26.
Com gestão compartilhada entre Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Polícia Militar (PM-AP) desde o ano passado, a escola Antônio Messias possui 1115 alunos matriculados para o ano letivo de 2018, abrangendo o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino.
De acordo com a tenente Izoneide Cavalcante, comandante do Corpo de Alunos, esse período, conhecido como “Semana Zero”, é de adaptação e formação dos estudantes para conhecerem sobre seus deveres e direitos, com relação a uniformes, apresentação pessoal, postura e preceitos militares como ordem e disciplina. As instruções são dadas pelos monitores escolares da Polícia Militar.
“Os estudantes recebem diretrizes quanto à rotina escolar. Aprendem sobre o regimento interno, transgressões disciplinares, regulamento do uniforme, ordem unida, hinos, canções, saudação colegial, conduta do aluno dentro e fora da escola, entre outros. Conhecimentos necessários durante todo o ano letivo”, explica Izoneide.
Os alunos conhecem os horários das atividades normais e aprendem sobre as atribuições do comandante do Corpo de Alunos, dos instrutores, dos professores, dos monitores, dos chefes e dos subchefes de turma.
O estudante Bruno Batista Dias, 13 anos, vai estudar o 7º ano na escola Antônio Messias. Novato na instituição, já percebeu nesta semana as diferenças comparadas a sua antiga escola. “Além de aprender as instruções de ordem unida e conhecer os regulamentos, aqui lutamos muito pela preservação do patrimônio escolar. Não vemos pessoas bagunçando ou quebrando as coisas. Estou gostando muito”, afirma o garoto.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!