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Caesa compartilha com moradores os avanços na melhoria dos sistemas do Conjunto Macapaba

A reunião serviu para mediar e propor soluções relacionadas aos questionamentos dos moradores do conjunto.

Por Redação
08/01/2016 15h33
A diretoria da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) recebeu nesta sexta-feira, 8, representantes do Ministério Público Estadual, Direcional Engenharia e Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Macapaba para compartilhar informações relativas aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do condomínio.

 

A reunião, solicitada pela Associação de Moradores do Macapaba com intermédio do Programa MP Comunitário do Ministério Público do Amapá, serviu para mediar e propor soluções relacionadas aos questionamentos dos moradores do conjunto. “A intenção foi encaminhar a Associação de Moradores à Companhia para possibilitar que a Caesa esclarecesse quanto às providências que já estão sendo tomadas e manter um diálogo constante sobre a situação dos sistemas de água e esgoto”, explicou José Villas-Bôas, gerente do Programa MP Comunitário.

 

No encontro, os diretores da Caesa e a equipe da Direcional Engenharia puderam explicar como está o processo de repasse dos sistemas. Conforme explicou João Batista Gomes, diretor Técnico da Companhia, durante o ano de 2015 foram realizadas audiências com a Justiça Federal, visitas técnicas e reuniões para discutir melhorias no funcionamento atual dos sistemas e propor soluções para os problemas existentes. “A Direcional Engenharia vem realizando, na medida do possível, manutenção e adequações nos sistemas, de acordo com as solicitações feitas pela Caesa. Esse entendimento é importante para que, brevemente, a Companhia possa tornar-se responsável pelos serviços de água e esgoto do Macapaba”, esclareceu Gomes.

 

Segundo a Associação, uma das questões mais recorrentes entre os moradores do conjunto é a situação do abastecimento de água. Para solucionar o problema do fornecimento, a Direcional Engenharia deu novo prazo para iniciar a perfuração de um ou mais poços que serão utilizados tanto para o Macapaba I, quanto para o Macapaba II, que será inaugurado em breve. “Prevemos que no dia 15 de fevereiro a empresa inicie a perfuração de um poço. Devido a profundidade de 170 metros, o prazo para o término deste serviço poderá ser de três a quatro meses. Após esta etapa, serão instaladas uma ou duas estações de tratamento de água para manter a qualidade do produto fornecido”, informou Aderson Maia, engenheiro civil da Direcional Engenharia.

 

Segundo o Diretor Técnico da Caesa, o projeto de adequação e ampliação da estação de tratamento de esgoto, elaborado pela Direcional Engenharia, foi protocolado na Caesa no fim do mês de dezembro e, em resposta, a Companhia pedirá readequações para que o sistema não apresente inconformidades futuramente.

 

Além dos sistemas, outro assunto debatido foi o cadastramento dos moradores ao sistema comercial da Caesa. “Em breve, a Coordenadoria de Trabalho Técnico e Social da Companhia irá ao conjunto para iniciar o trabalho social de conscientização do uso racional da água e esclarecer quanto ao faturamento de contas de água e esgoto. Esta etapa é necessária para que, após o recebimento dos sistemas, os moradores já estejam conscientes da melhor forma de utilização dos mesmos, pois será cobrado o serviço prestado pelo uso da água e do esgoto”, esclareceu Patrícia Brito, diretora-presidente da Caesa. 

Denis Carvalho, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Macapaba, durante a reunião, explanou sobre as situações que os condôminos mais têm cobrado em relação aos sistemas de água e esgoto. “Esta reunião foi muito boa para percebermos como está o andamento das obras dos sistemas. Iremos repassar as informações para os moradores e continuar com o diálogo frequente para acompanharmos as ações da Construtora e da Caesa dentro do Macapaba”, finalizou.

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