Escolas do Novo Saber iniciam ano letivo em 5 de março
Em 2018, serão 2.326 estudantes matriculados em escolas de tempo integral, 1.155 a mais que no ano passado, quando o modelo foi implantado no Amapá.
Modelo visa garantir mais dinamismo às aulas com conhecimentos integrados para o melhor desenvolvimento intelectual e social dos estudantes
As oito Escolas do Novo Saber, localizadas em Macapá e no município de Santana, vão iniciar o ano letivo 2018 na próxima segunda-feira, 5 de março. Nos dias 5 e 6, os estudantes novatos passarão por acolhimento, quando conhecerão o modelo de ensino de tempo integral. Para eles, as aulas iniciam-se no dia 7. Nesse mesmo dia, começam as aulas para os estudantes veteranos.
Os novos estudantes vão saber como funciona o projeto pedagógico utilizado nas Escolas do Novo Saber e a rotina escolar, tirar dúvidas e participar das atividades de integração e reflexão sobre as suas expectativas. A programação terá início às 13h20. O acolhimento para os pais e responsáveis dos estudantes novatos será somente no dia 5 de março, de 17h as 19h.
A recepção será feita pelos veteranos. Eles trocarão vivências escolares, falarão sobre o modelo de ensino e desenvolverão dinâmicas para receber os novos estudantes.
Em 2018, a rede estadual ofertará o ensino médio integral a 2 mil estudantes, sendo 1.155 novos estudantes na primeira série e 1.171 iniciando a segunda série e que já integravam as Escolas do Novo Saber, no ano passado, quando o modelo foi implantado.
No Amapá, a metodologia é aplicada no Colégio Amapaense, nas escolas estaduais José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá; e Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana.
As Escolas do Novo Saber, além de cuidar dos estudantes, valorizam os educadores engajados em oferecer um ensino com mais qualidade na rede pública e, assim, aumentar os índices educacionais. O modelo visa garantir mais dinamismo às aulas com conhecimentos integrados para o melhor desenvolvimento intelectual e social dos estudantes, além de dar todo suporte oferecido a eles para traçarem seus projetos de vida.
Infraestrutura
As escolas de tempo integral estão recebendo pequenos reparos, a fim de garantir a funcionalidade dos prédios e melhorar os ambientes para as atividades estudantis, na volta às aulas, como a instalação e ampliação de escovódromos, reposição de torneiras, pias, sanitários e reparos em vazamentos nos banheiros, além da limpeza das unidades.
Nos próximos meses, serão feitas ampliações e outros serviços de maior intervenção nos refeitórios, adaptações na rede elétrica para instalar equipamentos nos laboratórios, entre outros.
Valorização
O modelo de ensino das Escolas do Novo Saber ganhou força e virou a Lei n° 2.283/2017, que institui o programa como uma política de Estado, garantindo a permanência, criação e a implementação de uma rede de escolas de tempo integral no Amapá. O Governo do Estado do Amapá passou a conceder bolsas de incentivo aos 98 professores e pedagogos dessas escolas, no valor de R$ 500. O benefício é exclusivo aos profissionais que atuam nas turmas de ensino médio de tempo integral.
Formação
As equipes gestoras que atuam nas oito escolas de tempo integral - cerca de 30 educadores entre gestores, adjuntos e secretários escolares - estão participando de uma formação com a consultoria do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) em Macapá. Eles estão revisando a Tecnologia de Gestão Educacional, a fim de reforçar a metodologia, o protagonismo dentro das escolas e os planos de ação para fomentar, ainda mais, o modelo de ensino no Amapá.
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