Gestores escolares têm até 16 de março para lançar dados da segunda etapa do Censo Escolar
No Amapá, das 387 escolas estaduais, apenas 161 completaram até agora a segunda etapa, na qual é preciso informar sobre a situação do aluno.
Dados sobre aprovação, reprovação, abandono escolar e transferência do estudante devem ser informados no Censo Escolar
Diretores e responsáveis pelas escolas ou pelo sistema online Educacenso têm até 16 de março para lançar os dados da segunda etapa do Censo Escolar 2017. Neste módulo, é preciso apresentar informações sobre a ‘Situação do aluno’, como aprovação, reprovação, abandono escolar ou transferência. Os dados deverão ser cadastrados no site educacenso.inep.gov.br.
Essas informações são utilizadas para o cálculo das taxas de aprovação e abandono escolar, que dão base para implementação de políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar. No Amapá, das 387 escolas estaduais, apenas 161 completaram até agora a segunda etapa do Censo Escolar.
As escolas que não concluírem o ano letivo até 16 de março de 2018 devem procurar o Centro de Pesquisas Educacionais (Cepe) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em horário comercial, para buscar mais informações quanto ao procedimento. A divulgação dos resultados dessa etapa está prevista para o dia 3 de abril. A partir desta data, as escolas terão um prazo de 15 dias para conferência e correção das informações, caso seja necessário.
A ausência do cadastro da escola também inviabiliza avaliações nacionais e internacionais, participação em programas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Mais Educação. As informações do Censo são usadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Censo Escolar
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado todos os anos. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é produzido com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e particulares do país.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!