Governo capacita agricultores para melhorar produção no campo
As ações de campo ocorreram na região de Curicaca, localizada em Itaubal, e no Distrito de Fazendinha, com serviços de assistência técnica e extensão florestal.
Produtores rurais são orientados sobre como melhorar a produção em suas propriedades
O Instituto de Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) realizaram esta semana um Intercâmbio de agroecologia que contemplou 26 agricultores familiares da bacia do alto Rio Araguari, localizada no centro-oeste do Estado, que abrange uma parte dos municípios de Porto Grande e Serra Navio. A ação faz parte do convênio Governança Florestal do Estado do Amapá, que busca melhorar as técnicas de produção agrícola.
As ações de campo ocorreram na região de Curicaca, localizada em Itaubal, e no Distrito de Fazendinha, com serviços de assistência técnica e extensão florestal aos produtores, com abordagem nas áreas das unidades familiares e aspectos das técnicas agroecológicas, tais como: uso da compostagem orgânica, produção de biofertilizantes, uso de adubação verde, entre outras que irão fomentar o aprendizado dos participantes, através da vivência em campo de maneira prática e participativa.
O projeto possui ações contínuas com base em cinco eixos: produção de castanha, agroecologia, manejo florestal comunitário, indicadores sociais e econômicos, que são gerados com base nos eixos, e o levantamento ocupacional, que é o diagnóstico da floresta estadual.
O principal objetivo é potencializar o desenvolvimento social e econômico das regiões de entorno da bacia do Alto Araguari e da Unidade de Conservação da Floresta Estadual do Amapá (Flota).
“Através desse projeto, queremos auxiliar esse produtor para que, mesmo em uma pequena área, ele consiga produzir mais, com os subsídios necessários para o aperfeiçoamento da sua linha de produção”, enfatizou o diretor-presidente do IEF, Marcos Tenório.
De acordo com Tenório uma nova ação deve ocorrer nos próximos dias, na comunidade Bom Sucesso, localizada na região do Araguari.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!