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Governo capacita empreendedores do Programa Peixe Popular para a Semana Santa

Empreendedores aprenderam técnicas de higiene, manejo do produto e excelência no atendimento, que servirão para melhorar a qualidade do programa.

Por Redação
14/03/2018 19h15

Capacitação, oferecida pelo governo do Estado e Sebrae, reuniu piscicultores e revendedores de pescado

O Governo do Amapá realizou na tarde desta quarta-feira, 14, a capacitação para os empreendedores do Programa Peixe Popular, que atuarão no período da Semana Santa. O objetivo foi apresentar aos piscicultores e revendedores do pescado, informações sobre as boas práticas de higiene, manipulação do pescado e técnicas de atendimento ao público.

A capacitação foi coordenada pela Agência de Pesca do Amapá (Pescap) e contou com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae). Para o diretor-presidente da Pescap, Edson França, a capacitação vai aprimorar o desenvolvimento do programa. “Entendemos a necessidade de aprimorar mais o Programa, por isso demos início à capacitação. Precisamos ser autossuficientes e pra isso é necessária a qualificação”, reforçou.

O evento também teve a presença de representantes da Universidade Estadual do Amapá (Ueap); da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), dos Correios e do Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (Cifpa), também conhecida como Escola Técnica de Pesca.

De acordo com diretor-presidente da Pescap, a parceria com as entidades governamentais é fundamental para que haja sustentabilidade na piscicultura amapaense. “A sustentabilidade necessita da educação e do uso de tecnologias. Por isso, estamos dialogando com as entidades, para que juntos possamos avançar e desenvolver a piscicultura no Amapá”, pontuou França.

Em 2018, o governo pretende ofertar 150 toneladas de pescado, durante a Semana Santa, que vai ser do dia 27 a 30 de março, nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Itaubal do Piririm e Tartarugalzinho.

Francisco Gomes, 55 anos, vai revender pescado durante a Semana Santa e ficou satisfeito com as técnicas que aprendeu para melhorar o atendimento. “Aqui, descobrimos que para vender mais, é necessário atender melhor nosso público. Com essas novas técnicas e o apoio do governo, com certeza, vamos chegar nos nossos objetivos durante a Semana Santa”, afirmou.

O Programa Peixe Popular visa fortalecer a atividade pesqueira junto às colônias, cooperativas e piscicultores, além de oferecer à população um produto nobre da região com preços mais baratos.

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