Visitantes da feira de artesanato aprendem a produzir peças e desenhos em madeira e argila
Oficinas integram a programação da Semana do Artesão Amapaense, organizada pelo Governo do Estado, na praça Beira-Rio
Artesão Marcílio Oliveira ensina ao pequeno Kaalel técnicas de uso da argila na produção de peças
O pequeno Kaalel Oliveira Assunção, de apenas 05 anos, seguiu as orientações do experiente artesão Marcílio Oliveira e conseguiu produzir um prato de parede feito com argila. A demonstração atraiu a atenção de centenas de pessoas à oficina de artesanato em cerâmica, uma das atrações da Feira do Artesanato e Empreendedorismo neste domingo, 18, na Praça Beira-Rio.
Adriana Souza Oliveira, mãe de Kaalel, ficou toda orgulhosa do filho. “Ele tem um jogo virtual que ensina as técnicas de confecção de peças artesanais. Então creio que isso facilitou na hora de colocar em prática o manuseio do barro”, comentou. A argila usada na oficina foi extraída do Distrito de Mazagão Velho, na região Sul do Estado.
A artesã Ezequiele Lima, do município de Mazagão, ensinou as técnicas de aplicação do grafismo Maracá e Cunani em objetos de cerâmica. O público aprendeu a aplicar as gravuras em louças de barro (vasos, pratos, jarras etc).
“As pessoas ficam encantadas com a história. A gente ensina e ajuda a divulgar ainda mais essa cultura tão rica, que é a Macacá e Cunani. Quem conseguiu aplicar os desenhos nas peças levou de presente para casa”, disse a artesã.
Outras duas oficinas realizadas na Feira de Artesanato e Empreendedorismo foram a de demonstração de pirogravura e de objetos em madeira. Elas foram aplicadas, respectivamente, pelos artesãos Grimualdo da Silva Barbosa e Juvenal Belfort.
“Sou artesã e trabalho com a confecção de pufs. Sempre tive curiosidade em aprender a montar acessórios em madeira. Aqui na oficina fiz um porta-celular”, comemorou.
A Semana do Artesão Amapaense é organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação de Artesãos e Empreendedores Individuais da Beira-Rio (Amicro Beira-Rio). O evento, que iniciou dia 16 de Março, comemora o Dia Estadual do Artesão e de São José. A homenagem aos artesãos encerra nesta segunda-feira, 19, a partir das 18h, com oficinas de artesanato, missa em ação de graças, entrega de carteiras estadual e nacional do artesão, sorteio de brindes, corte do bolo e show musical.
A feira abriu oportunidades de emprego e renda para mais de 100 artesãos, empreendedores individuais e grupos econômicos solidários. Os segmentos estão abrigados em 50 barracas e 3 tendas, compradas pelo governo do Estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!