Caesa conscientiza estudantes de escola pública sobre uso racional da água
A ação faz parte do projeto Amigos da Água que vai preparar para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
Estudantes da Escola Estadual Josefa Jucileide acompanham demonstração sobre tratamento de água
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) intensifica as palestras educativas nas escolas públicas, como forma de reforçar junto à comunidade escolar, a importância da preservação e uso racional da água.
“Falamos sobre a água, como um dos elementos vitais para o dia a dia, as formas de desperdício, consequências e o trabalho que a Caesa realiza para que a água tratada chegue às residências. Nosso objetivo também é fazer com que o estudante seja multiplicador dessas informações”, destaca Keuren Nascimento, palestrante e coordenadora de Trabalho Técnico e Social da Caesa.
Fechar bem a torneira, evitar banhos longos, reaproveitar a água usada na lavagem de roupas para limpar a casa e utilizar a água da chuva são algumas das dicas repassadas aos alunos durante as palestras.
"A nossa intenção é despertar esta conscientização no aluno e fazer com que ele repasse as informações para a família, para o vizinho e para o amigo. É um trabalho gradativo que parece pequeno, mas se cada um fizer a sua parte, ajudaremos a evitar consideravelmente o desperdício de água", reforçou a coordenadora.
Essas e outras informações estão sendo compartilhadas com os alunos da Escola Estadual Professora Josefa Jucileide, no bairro Nova Esperança. A ação faz parte do projeto “Amigos da Água”, desenvolvido pela Caesa, por meio da Coordenadoria do Trabalho Técnico e Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
A presença da equipe da Caesa também amplia as atividades da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema "Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas", uma iniciativa dos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA). O evento é desenvolvido nas escolas pela Secretaria de Estado da Educação e precede a etapa regional que acontecerá, em maio em Macapá e, a nacional, que ocorrerá em junho, em Brasília.
“A Caesa tornou-se um parceiro e as palestras educativas nos ajudam no diálogo sobre a valorização da cidadania ambiental junto aos nossos alunos, uma vez que eles estão sendo preparados para a 5ª Conferência Josefense de Meio Ambiente, no dia 22. Será quando os estudantes terão o desafio de apresentar soluções para melhorar a gestão da nossa água”, explicou o professor Elton Barros, da Escola Estadual Professora Josefa Jucileide.
Além da palestra, a equipe da Caesa dispõe da exposição de elementos que compõem o processo de tratamento de água, desde a captação bruta nos rios até às torneiras das residências. A mini-estação de tratamento, chamou a atenção da estudante de 11 anos, Ágatha Lacerda. “Conheci o trabalho feito pela Caesa, aprendi como é tratada a água que consumimos em casa, e o mais importante, vi que ainda existem pessoas que se preocupam com o meio ambiente em que vivemos”, percebeu a adolescente.
Além da programação dedicada à semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Caesa também irá promover ações educativas sobre o uso consciente da água nos conjuntos habitacionais. A primeira atividade será no Conjunto Habitacional Macapaba, no período de 2 a 6 de abril, em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!