Distribuição de vacina pentavalente é normalizada no Amapá
Ministério da Saúde interrompeu fornecimento em fevereiro, mas planejamento permitiu suprimento em parte dos municípios.
Lotes foram entregues na Superintendência de Vigilância em Saúde e, posteriormente, distribuídos para os municípios
O Governo do Estado já está distribuindo para os 16 municípios as doses da vacina pentavalente, destinada à imunização de bebês para combater o tétano, difteria, coqueluche (e outros tipos de infecções provocadas pelo Haemophilus influenzae tipo B) e a hepatite B. O lote com cinco mil doses foi enviado pelo Ministério da Saúde.
O envio das vacinas normaliza o abastecimento e distribuição de rotina nas unidades de saúde no mês de março. Um novo lote está previsto para ser entregue em abril. O município de Macapá foi o primeiro a ser reabastecido com duas mil doses e deve receber mais 540 no início de abril.
O Ministério da Saúde não enviava novas doses da pentavalente desde dezembro do ano passado. Mas, de acordo com a chefe da Unidade de Imunobiológicos, da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Andréa Marvão, o estoque existente no estado permitiu que fosse mantida a distribuição para alguns municípios no início do ano.
“Em virtude do planejamento organizado, ainda foi possível enviar doses da vacina até o mês de janeiro e para rotina de fevereiro, ficamos no aguardo do envio pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”, destacou Andréa Marvão.
A vacina pentavalente é dada em três doses, com dois, quatro e seis meses de idade. Uma nova remessa é aguardada pelo Estado para 19 de abril.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!