Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo anuncia medidas para melhorar fornecimento de água em Serra do Navio

A primeira medida adotada para melhorar o abastecimento, foi a troca da bomba de captação da Estação de Tratamento de Água da cidade.

Por Redação
23/03/2018 11h41

Governo apresentou medidas em reunião com o prefeito e vereadores do município

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), anunciou nesta quinta-feira, 22, medidas para solucionar os problemas de fornecimento de água no município de Serra do Navio, localizado na Região Centro-Oeste do Estado. As providências serão tomadas em ações via administração direta e em parceria com a prefeitura da cidade.

A primeira medida para normalizar o fornecimento de água já foi tomada. Na quarta-feira, 21, a equipe operacional da companhia realizou a manutenção da bomba de distribuição, instalou-a na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município e restabeleceu o serviço parcialmente.

O fornecimento deve ser normalizado nesta sexta-feira, 23, com a manutenção de uma das adutoras que apresentou problemas de vazamento e afetou a parte alta da cidade, como o bairro Staff.

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, participou de reunião na prefeitura e na Câmara de Vereadores e apresentou o diagnóstico da estação de tratamento. Segundo o gestor, o fornecimento precário na cidade está relacionado à antiga estrutura da estação, que pertencia à empresa Icomi e, também, a precariedade da rede de distribuição. “São estruturas com mais de 50 anos de existência que hoje não atendem mais a demanda de moradores, tanto no sistema quanto na rede, que ainda é de ferro. Fizemos um estudo técnico que identificou que embora tenhamos uma boa captação a nossa distribuição do produto é falha por conta dessa estrutura”, frisou.

Atualmente, o fornecimento de água no município é de aproximadamente 10 horas e atende os cinco bairros da área urbana da cidade.

O gestor informou que, para reforçar a distribuição, a Caesa obterá, via administração, uma bomba com capacidade de 100 cv, nos próximos 30 dias, para reforçar o serviço e uso em casos de substituição.

“Serra do Navio também possui uma geografia diferente dos demais municípios, pois tem muitas elevações. A baixa vazão e os problemas com essa rede fazem com que a água chegue bem fraca nas residências. Por isso, paliativamente vamos reforçar a distribuição”, explicou Amanajás.

A Caesa também é responsável pelo levantamento de material para a troca da rede de distribuição, atualmente de ferro, para PVC e de válvulas e registros na ETA, para que depois sejam instalados os filtros. A aquisição dos produtos será feita pelo município e a mão de obra será da equipe técnica da companhia.

Além desses dois pontos, no prazo de 90 dias, a Caesa deve apresentar o projeto de ampliação da ETA de Serra do Navio. A elaboração do projeto se dará por meio de cooperação técnica com o município, sendo que este ficará responsável pela captação de recursos para a realização da obra.

O prefeito de Serra do Navio, Elton Lobato, ressaltou a importância dos investimentos do overno do Estado na melhoria do abastecimento de água no município. “A gente entende que a população precisa ter um fornecimento de água melhor, pois ficamos muitos dias sem água. Por isso, a presença da Caesa aqui é tão importante, e essas medidas que foram firmadas só ajudarão o município”, destacou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!