Governo do Amapá é parceiro em projeto sobre educação no trânsito
Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) visa auxiliar na formação dos estudantes para um trânsito mais seguro.
Secretária adjunta de Políticas da Educação, Dina Melo, ressaltou a importância do Fetran na formação cidadã dos estudantes
Os estudantes da rede estadual de ensino público vão participar de um projeto para aprender sobre educação no trânsito e, assim, torná-lo mais seguro. Trata-se do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA). O lançamento do Projeto Fetran 2018 ocorreu nesta quinta-feira, 5, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).
Durante o lançamento, foi assinado o Termo de Parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e PRF. No Fetran, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática “trânsito” nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Este é o terceiro ano que o Estado participa da iniciativa, que visa promover a educação para o trânsito e auxiliar na formação dos pedestres, ciclistas, passageiros e futuros motoristas, para um trânsito mais seguro.
Neste ano, o projeto atenderá 34 escolas (estaduais e municipais), sendo nove escolas estaduais em Macapá: Zolito Nunes; Antônio Figueiredo da Silva; Guanabara; Brasil Novo; Nossa Senhora de Nazaré; Serafini Costaperária; Josefa Jucileide e Nilton Balieiro, além da escola José Ribamar Teixeira, no município de Porto Grande.
O estudante Israel Santos, 17 anos, diz que o trânsito em frente à Escola Professor Antônio Figueiredo da Silva, localizada na comunidade Torrão do Matapi, melhorou significativamente depois que os estudantes e seus responsáveis passaram a pôr em prática as noções de regras e respeito no trânsito. “Aprendemos a como nos comportar no trânsito com o uso correto da faixa de pedestre, o uso obrigatório do cinto de segurança, entre outras coisas. Nossa escola fica às margens da rodovia, e isso foi muito importante para nós”, disse.
A secretária adjunta de Políticas da Educação, Dina Melo, ressaltou a importância de projetos como o Fetran na formação cidadã dos estudantes. “Participamos ativamente de projetos grandiosos como esse. Nosso objetivo é transformar nossos estudantes em cidadãos que utilizem suas competências sócio emocionais globais, exigidas no século 21”, frisou.
Para o encerramento do projeto, em junho deste ano, os estudantes farão apresentações artísticas sobre o que aprenderam no projeto, no Teatro das Bacabeiras. Em 2017, o Fetran envolveu mais de 10 mil alunos e 600 professores no Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!