Unacon retoma procedimentos de quimioterapia
Já foi realizada a compra e instalação do equipamento de manipulação dos quimioterápicos para substituir o que foi furtado no início da semana.
Pacientes já voltaram a fazer o tratamento na Unacon, que vai funcionar durante o fim de semana para atender ao público
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) retomou nesta quinta-feira, 26, os procedimentos quimioterápicos dos pacientes que fazem tratamento na unidade. A interrupção aconteceu na última segunda-feira, 23, quando foi identificado o furto do motor externo da capela de fluxo laminar, responsável pela manipulação dos quimioterápicos.
Para garantir a imediata retomada do tratamento dos pacientes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) solicitou da empresa responsável pela manutenção da capela de fluxo laminar, a reposição do motor.
A instalação foi feita na terça-feira, e na quarta-feira, 25, foram feitos testes de funcionamento do equipamento para garantir a segurança dos pacientes.
As pessoas que deixaram de fazer tratamento durante o período já começaram a ser encaixadas nesta quinta-feira, e durante o fim de semana a unidade também realizará sessões de quimioterapia.
A Sesa realizou o protocolo de registro de boletim de ocorrência e acionou a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), bem como a Polícia Civil para que o caso seja apurado em caráter de urgência.
Internamente, a Sesa notificou a empresa responsável pela vigilância patrimonial do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), para que tome as medidas cabíveis e o devido ressarcimento pelo custeio da peça, visto que existe um posto de vigilância física responsável pela área onde o motor ficava.
Investimentos
A partir do mês de maio a Unacon passará a contar com uma sala vermelha onde nos casos de maior gravidade os usuários poderão ser reanimados e estabilizados ainda dentro da unidade.
Outra novidade foi à mudança do uso de cilindros para tubulações de oxigênio, o que permite maior segurança e conforto para os pacientes que necessitarem do suporte.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!