Competição entre acadêmicos vai movimentar setor de Tecnologia da Informação no Amapá
Denominada 1º Hackathon, maratona de programação terá prêmio de um ano de estágio remunerado. Evento é organizado pelo Prodap.
O governo estadual vai promover o 1º Hackathon para a Gestão Pública do Amapá, competição voltada a estudantes da área de Tecnologia da Informação (T.I.). A disputa, que acontece de 28 a 30 de maio, traz o tema “Modernização da Gestão Pública por meio da Informatização”. O evento é organizado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).
O termo “hackathon” significa maratona de programação e resulta da combinação de duas palavras da língua inglesa: “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, cuja tradução é maratona.
O Hackathon é um evento que reúne profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.
O diretor-presidente do órgão estadual, Lutiano Silva, explica que estudantes da área de T.I. de todo o Amapá serão convidados a criar protótipos, softwares e quaisquer outros projetos que possam ser aplicados ou desenvolvidos para o objetivo do evento. “A competição visa pensar na inovação durante a forma de processar e gerir a gestão pública e a prestação de serviços junto ao cidadão”, frisou.
Inscrições
A competição oportunizará a participação de alunos de dez cursos superiores da área de Tecnologia da Informação entre oito instituições de ensino superior do Estado. Serão disponibilizadas 60 vagas, com três equipes, no máximo, por instituição de ensino. Os competidores deverão se inscrever no período de 3 a 14 de maio e, também, no dia 18 de maio, exclusivamente via internet, pelo endereço eletrônico http://hackathon.prodap.ap.gov.br. O evento ocorrerá no Prodap, localizado na Rua São José, 290, bairro Centro, Macapá-AP.
Durante a competição, a equipe julgadora avaliará os projetos sob os critérios de aplicabilidade, inovação e/ou usabilidade. Todos os participantes da equipe vencedora receberão como prêmio um ano de estágio remunerado no Prodap, o que dará aos estudantes mais possibilidades de adquirir conhecimento na área. As equipes que ficarem em 2º e 3º lugares, receberão a qualificação nos cursos de audiovisual, do Cidadão Digital, que é desenvolvido pelo órgão, além do certificado de participação do evento.
Pré-requisitos
Para participar da disputa, o estudante deve estar, no mínimo, a um ano de conclusão do curso. Além disso, o interessado não pode ter nenhuma relação de trabalho com o Prodap. Cada participante deverá dispor de seus equipamentos durante o evento, como notebook com conexão wireless. Mais informações podem ser consultadas no site do evento, onde também está disponível o regulamento da competição.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!