Sábado tem roda de conversa com parteiras no Museu Sacaca
Evento ocorrerá das 9h às 12h em homenagem ao Dia Internacional da Parteira. Roda de conversa será voltada para técnicos e acadêmicos de enfermagem.
A Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca tem a Casa das Parteiras
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) promove neste sábado, 5, o evento denominado “Roda de Conversa com Parteiras Tradicionais”, das 9h às 12h, no Auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca em Macapá. A data marca o Dia Internacional da Parteira, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1991, com o objetivo de homenagear e enfatizar o valoroso trabalho exercido por essas pessoas no cuidado prestado às mulheres e à vida humana.
O evento será voltado para técnicos e acadêmicos do curso de enfermagem. As conversas serão ministradas por parteiras indígenas, quilombolas, ribeirinhas e técnicas da saúde, especializadas na área de parto humanizado.
De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo não havendo dados precisos relacionados ao número de parteiras tradicionais existente no Brasil, é possível afirmar um número expressivo desta atividade tradicional, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste do país.
As parteiras tradicionais são referências e figuras de liderança nas comunidades em que vivem. São prestadoras de diversas ações sociais e culturais em suas localidades. Em geral, passam por elas trabalhos de parto humanizado. As parteiras também atuam como agentes de saúde e chegam, até mesmo, a serem mediadoras de conflitos.
”Na maioria das veze,s são mulheres mais idosas, experientes e sem formação acadêmica. Mas com conhecimentos e experiências na realização de partos humanizados. Elas são conhecedoras de ervas que são usadas no ciclo da gestação, parto e pós-parto”, afirmou a coordenadora do Núcleo Pedagógico do Museu Sacaca, Deuzete Moreira.
Na roda de conversa, o participante assistirá a uma peça teatral na Casa das Parteiras sobre esse assunto e poderá tirar suas dúvidas sobre os métodos cuidadosos da realização de um parto humanizado. E, também, receberá certificado de participação no evento.
Para participar da atividade, o técnico ou acadêmico do curso de enfermagem poderá fazer sua inscrição, gratuitamente, no Bloco Pedagógico Museu Sacaca ou no dia do evento. Informações pelo telefone (96) 99146-6842.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!