Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hemoap presenteia doadores de sangue durante o período natalino

Neste sentido, de 21 a 24 e de 28 a 31 de dezembro, a instituição segue em campanha para captação de novos doares voluntários.

Por Redação
21/12/2015 17h34

Com a chegada do fim de ano e das férias, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) reforça a importância do ato de doar sangue. Neste sentido, de 21 a 24 e de 28 a 31 de dezembro, a instituição segue em campanha para captação de novos doares voluntários. Os interessados devem ir até a instituição localizada na Rua Jovino Dinoá esquina com a Avenida Raimundo Álvares das 7h30 às 12h.

 

Todos os dias os voluntários são recebidos com um café da manhã reforçado e nessa época, de 21 a 24 ganham de brinde um panetone. "Esta é nossa forma de agradecer o gesto de carinho para com o próximo e a dedicação em vir doar. O panetone é simbólico pois não existe nada de concreto que pague uma bolsa de sangue, se todos contribuírem com a sua doação voluntária e altruísta iremos garantir nosso estoque", ressaltou a chefe de Captação de Doadores, Marilda Ferreira.

 

 

O Hemoap costuma receber, em média, 50 doações por dia e neste período caem até mais de 50% em razão das festividades e férias, conforme explicou o diretor presidente do Hemoap, Sávio Guerreiro. "Tradicionalmente, no mês de dezembro temos o menor volume de doação, o que compromete nosso estoque, principalmente por ser uma época de possibilidade maior do uso de hemocomponentes. Por isso nosso chamado para que as pessoas se sensibilizem e venham doar sangue".

 

O diretor presidente ainda explicou que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado passa por um processo de fracionamento, onde é possível extrair o concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado. Todo o material doado passa pela realização de seis tipos de exames: HIV, dois tipos de Hepatite B, Hepatite C, Doenças de Chagas e HTLV, para assegurar a qualidade do material.

 

Para a pescadora Marli Tavares, residente no distrito do Bailique, a doação é um ato de amor. "Há 10 anos sou doadora voluntária, sempre que posso aproveito para ajudar quem precisa". 

 

Para doar sangue a pessoa precisa ser saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se já forem doadores assíduos. No dia é preciso que o doador esteja descansado e bem alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida para tentar identificar todo o fator que o deixa inapto temporariamente.

 

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar por um período, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, e mulheres até três. Já as plaquetas podem ser doadas até 24 vezes por ano.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!