Marabaixeiras promovem programação especial para o Dia das Mães
Os festejos ocorrerão no domingo, 13, no tradicional barracão da dona Dica Congó, a partir de 17h, na Favela e, na comunidade Campina Grande, a partir das 8h.
Ciclo do Marabaixo encerra no dia 16 de junho. Programação conta com fomento do Governo do Amapá
Dando continuidade às festividades do Ciclo do Marabaixo, acontece neste fim de semana, o Marabaixo do Dia das Mães, um dos momentos especiais da programação. Os festejos em homenagem à data ocorrem no sábado, 12, na comunidade Campina Grande, zona rural de Macapá e, no domingo, 13, no barracão da dona Dica Congó, família marabaixeira da Favela na área urbana da capital.
A programação em homenagem às matriarcas amapaenses se realizará somente no barracão da dona Dica Congó, a partir das 17h, na Avenida Mendonça Júnior, nº 1.275, na Favela, entre as ruas Leopoldo Machado e Jovino Dinoá. Haverá sorteio de brindes, rodas de marabaixo, homenagem à dançadeira mais antiga, exposições de artesanato e exposição de livros sobre a tradição e cultura afro, além de comida e bebida tradicional.
Já na comunidade Capina Grande, o festejo do Dia das Mães será no Centro Cultural Jesus Maria José, no Km 21, na Rodovia Macapá/Jari. Lá, a programação começa, às 8h, com oficina de ladrão de marabaixo, sorteio de brindes, lanches, apresentação de diferentes grupos, brincadeiras para as crianças e muito mais. A festa se encerra às 23h, com o Baile da Saudade para toda a comunidade.
A coordenadora do barracão da dona Dica Congó, Elisia Congó, informou que, tradicionalmente, a família promove uma programação especial para celebrar o Dia das Mães, no segundo domingo de maio. “Será um momento de muita alegria e tradição, em que faremos uma bonita homenagem à dançadeira mais antiga. A nossa expectativa é atraí o maior número de pessoas para o evento, cerca de 100 participantes”, anunciou.
Até 16 de junho, quando finaliza o ciclo, ocorrerão diversos rituais e orações tradicionais nos quatro barracões, localizados nos bairros Laguinho e Favela, redutos das famílias do Mestre Pavão, Tia Biló, dona Dica Congó e Tia Gertrudes e no distrito de Campina Grande, na Zona Rural de Macapá. Serão realizadas missas, novenas, ladainha, retirada de mastros no Curiaú, enfeite, levantamento e derrubada de mastros e o Domingo da Murta.
O Governo do Estado do Amapá garantiu R$ 100 mil para a programação do Ciclo do Marabaixo 2018. O fomento busca fortalecer a tradição cultural amapaense. Além do apoio financeiro, o governo garante às comunidades participantes a segurança pública com policiamento ostensivo e licenças do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!