GEA lançará programa que fomenta a paz nas escolas em 15 de junho
Programa Educação para a Paz (Epaz) busca incentivar a prevenção da violência no contexto escolar. Lançamento ocorrerá no Teatro das Bacabeiras.
Um dos objetivos do Epaz é contribuir para melhorar os índices educacionais
As escolas da rede estadual de ensino público contarão com um amplo programa para fomentar a paz no ambiente escolar. O Governo do Estado do Amapá (GEA) lançará na sexta-feira, 15, às 8h, no Teatro das Bacabeiras, o Programa Educação para a Paz (Epaz), com uma programação que irá até meio-dia. Implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o programa busca incentivar a prevenção da violência no contexto escolar, bem como garantir mais qualidade no ensino.
O Epaz, criado pela Lei Estadual nº 2.282/2017, contará com uma rede articulada de parceiros para disseminar a paz nas escolas. O objetivo do programa é educar para prevenir a violência e contribuir para melhorar os índices educacionais e fortalecer o currículo escolar, a gestão democrática e o processo de ensino-aprendizagem. Ele será destinado ao atendimento da comunidade escolar (gestores, professores, estudantes, pais e comunidade em geral), da rede estadual de ensino, formada pelas 396 escolas e poderá, também, ser estendido às escolas da rede municipal, através do Regime de Colaboração (Colabora Educação).
A Escola Restaurativa será um dos projetos do Programa Epaz. A inciativa é resultado da parceria entre a Seed e o Ministério Público do Estado (MP/AP) e Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), com a oferta de cursos de formação para os professores atuarem como multiplicadores e facilitadores nos núcleos de mediação de conflitos, instalados nas escolas.
Monitoramento
O programa será medido e acompanhado pelo Sistema de Monitoramento Educapaz. A ferramenta online permite monitorar a violência nas escolas estaduais de Macapá e Santana. Com os dados, será possível fazer um panorama dos principais conflitos e desenvolver projetos que disseminem a cultura da paz no ambiente escolar, a partir das estatísticas.
O sistema Educapaz será utilizado pelas escolas para registros de situações de violência, como bullying e outras agressões, contribuindo no monitoramento e avaliação dos resultados do Epaz e, consequentemente, melhorar os resultados da educação.
Programação
Sexta-feira (15/6)
Local: Teatro das Bacabeiras
8h - Acolhida/Time da Paz
Apresentação de vídeos;
Apresentação da Rap MC Yanna (E. E. Esther da Silva Vigolino);
Peça teatral: As Borboletas (E. E. Rodoval Borges);
Apresentação stand-up com o humorista Hulk Pão.
9h30 - Abertura
Waldez Góes - governador do Amapá;
Marilia Góes - deputada estadual;
Goreth Sousa - secretária de Estado da Educação;
Representantes dos parceiros.
10h - Assinatura do Termo de Cooperação Técnica.
10h20 - Entrega de certificados aos parceiros e do Curso de Formação de Multiplicadores em Práticas Restaurativas.
10h40 - Apresentação de dança: Balé A Paz (E. E. São Paulo)
11h - Premiação dos vencedores dos concursos Sou da Paz (desenho, paródia, vídeo e mascote).
Apresentação da música do Programa Educação para a Paz (artistas: Val Milhomem e João Gomes).
11h30 - Encerramento.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!