IEF capacita profissionais para monitoramento das concessões florestais
Além de servidores do IEF, participam do curso técnicos do Imap e ICMBio.
Com o lançamento do edital de concessões florestais – ocorrido no último dia 3 – o Instituto de Florestas do Amapá (IEF) promove desde o dia 7 até a sexta-feira, 9, o curso de Auditoria Florestal para 15 profissionais que atuarão nas concessões e outorgas florestais, a partir de 2016. Além de servidores do IEF, participam do curso técnicos do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os participantes do curso terão a missão de monitorar os contratos dos empreendedores com a supervisão das atividades na área, verificando, sobretudo, se as atividades ambientais estão corretas, se o preço está de acordo com a produção desenvolvida e também se a comunidade ao redor está sendo beneficiada.
Para o diretor presidente do IEF, Marcos Tenório, o curso teórico é a primeira parte de todo o processo que envolve as concessões florestais. “Depois desta formação, estes profissionais viajarão para Santarém, no Pará, onde o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) atua. Lá poderão verificar na prática o trabalho das concessões e seus benefícios”, explicou, enfatizando que estes benefícios são econômicos, ambientais e sociais.
O Edital de Concessão Florestal vai permitir a extração sustentável das florestas do Estado pela iniciativa privada, com economia formal de produtos e serviços beneficiando a população em torno dessas áreas e evitando o comércio ilegal no setor. Elaborado pelo IEF e outros órgãos ambientais, a concessão tem um período de 30 a 40 anos e pode gerar renda para o Estado no valor R$ 471 milhões e abrange parte dos municípios de Mazagão, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari.
Essas áreas foram devidamente estudadas com o cadastro de ocupação no qual foi traçado um diagnóstico socioeconômico dessas famílias, sendo uma base para o lançamento do edital de concessão.
O curso, que foi elaborado especialmente para o IEF, está sendo ministrado pela Academia Tecnológica de Sistemas (ATSG), empresa de consultoria e educação corporativa desde 1994. O engenheiro florestal Flávio Guierra e Química Industrial Jaqueline Viegas conduzem os estudos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!