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Procon orienta fornecedores a garantirem direitos do consumidor que pretende viajar

Instituto iniciou uma fiscalização pelo Porto do Grego em Santana e terminará em Macapá, na Rampa do Santa Inês e Terminal Rodoviário.

Por Redação
27/06/2018 13h25

No primeiro dia de fiscalização, 13 empresas receberam diversas orientações dos fiscais, no Porto do Grego, em SantanaNo primeiro dia de fiscalização, 13 empresas receberam diversas orientações dos fiscais, no Porto do Grego, em Santana

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP) iniciou nesta quarta-feira, 27, uma fiscalização educativa em pontos de embarque e desembarque de veículos para orientar os fornecedores a se adequarem quanto às legislações consumeristas e demais legislações vigentes. O objetivo é garantir os direitos do consumidor que pretende viajar nesse período de férias.

A ação começou pelo Porto do Grego no município de Santana, com orientações aos donos de embarcações e boxes de vendas de passagens; segue na quinta-feira, 28, na Rampa do Santa Inês, na capital e, encerra na sexta-feira, 29, no Terminal Rodoviário de Macapá.

De acordo com a chefe de fiscalização do Procon/AP, Lana Silva, 13 empresas foram visitadas no Porto do Grego. Elas receberam diversas orientações como o cumprimento de horário de saída; disponibilidade de transporte de qualidade aos passageiros; garantia de duas vagas gratuitas para idosos por embarcação, desde que identificado com a carteira do idoso conforme resolução 260/2004 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); garantia de gratuidade para crianças menores de 5 anos, desde que não ocupem acomodações individuais; formas de pagamento visível ao consumidor e tabela de preços dos serviços ofertados.

Depois que todos os estabelecimentos forem visitados, haverá uma fiscalização repressiva no período das férias de julho quando a demanda de produtos e serviços oferecidos nestes locais aumentam, consideravelmente. Paralelamente a estas atividades, os fiscais de consumo atenderão demandas de denúncias efetivadas no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e através do Disk Denúncia 151.

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