Definido o esquema de segurança para a Virada Afro e Arraiá do Meio do Mundo
Eventos serão realizados neste fim de semana, em Santana e Macapá, com o apoio do Governo do Estado do Amapá.
Representantes dos órgãos envolvidos nos dois eventos participaram da reunião para definir o esquema de segurança
O Governo do Estado do Amapá (GEA) reuniu, na tarde dessa quinta-feira, 28, no Palácio do Setentrião, órgãos de segurança pública para alinhar a estratégia de segurança pública durante os eventos culturais que serão realizados no fim de semana, em Santana e Macapá.
Em Santana, ocorrerá a 3ª Virada Afro, de 29 de junho a 1º de julho. Em Macapá, no Sambódromo, vai acontecer o 10º Arraiá no Meio do Mundo, de 30 de junho a 7 de julho. De acordo com o chefe adjunto do Gabinete Civil do Governador, Carlos Marques, o GEA já tem experiência com os eventos.
“O nosso sistema de segurança já é habituado com esses eventos, são eventos tradicionais em que sempre participamos e planejamos. Hoje fizemos um checklist com todas as entidades responsáveis pela segurança pública, não só de viaturas e policiais, mas também da estrutura física que vai equipar os dois eventos. Está tudo certo e programado, o cidadão que for prestigiar, com certeza, contará com um aparato de segurança adequado para ir e vir com tranquilidade”, ressalta Marques.
A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) é responsável por definir ações ostensivas e preventivas nos eventos. O secretário Carlos Correa afirma que está tudo ajustado entre os órgãos responsáveis pela organização. “São eventos culturais importantes, por isso estamos alinhados em todos os órgãos de segurança pública. A população pode ficar despreocupada em ir prestigiar os eventos. Já temos experiência, mas estaremos em alerta por conta da aglomeração de milhares de pessoas”, destacou o secretário.
3ª Virada Afro
A última Virada Afro aconteceu durante o réveillon, em Macapá, onde cerca de 100 mil pessoas participaram. A diretora de fomento e promoção da cultura afro-brasileira da Fundação Cultural Palmares, Marcia Uchôa, reforça o papel do Governo e a importância desse alinhamento para o resultado do evento.
“Está tudo pronto para a Virada Afro e a expectativa é muito boa para a terceira edição. O alinhamento da segurança é imprescindível e o Governo, como sempre, mantém o apoio dando toda a logística necessária para que o evento aconteça de forma tranquila”, afirma Uchôa.
A Virada Afro é realizada em parceria entre o GEA, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e Fundação Cultural Palmares. Também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Santana e recursos de emenda do deputado federal Marcos Reátegui, com contrapartida do Estado.
10º Arraiá no Meio do Mundo
Neste sábado, 30, terá início a fase final do 10º Arraiá no Meio do Mundo, festividade tradicional da quadra junina amapaense. A competição acontecerá no sambódromo, a partir das 20h, e reunirá os grupos folclóricos que foram selecionados nas eliminatórias municipais do evento.
O Arraiá no Meio do Mundo é uma iniciativa da Federação das Entidades Folclóricas do Estado do Amapá (Fefap) e recebe o apoio do Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Polícia Militar do Amapá, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entre outros órgãos de governo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!