Governo confirma inauguração do novo Centro de Música Walkíria Lima para 5 de julho
Concerto de violoncelo recepcionou a comitiva governamental que fez uma visita técnica neste sábado, 30; obras já estão concluídas.
A professora Simone da Silva que tem 26 anos dedicados à educação musical se emocionou em vários momentos da visita técnica
O Governo do Estado do Amapá (GEA) entregará na quinta-feira, 5, o novo prédio do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, localizado na Rua Eliezer Levy, zona central de Macapá. Neste sábado, 30, uma comitiva da equipe de governo, liderada pelo chefe do Executivo Estadual, Waldez Góes, fez uma visita técnica ao prédio, cujas obras já estão concluídas.
A visita foi acompanhada, ainda, por professores e alunos do Centro, que prepararam uma belíssima apresentação de quinteto de violoncelo para coroar o momento. O professor João Márcio atua no Walkíria Lima desde 2005. Ele conduziu o concerto e demonstrou a sua satisfação e ansiedade, nos dias que antecedem a inauguração do novo prédio.
“Temos aqui um dos maiores e melhores estruturados prédios dedicados ao ensino da música do país. Somos a única escola de música pública e gratuita do Brasil. Esse momento é de contemplação e de muita felicidade para todos que sonharam e que, a partir da próxima semana, poderão usufruir desse espaço”, comemorou o professor.
A professora Simone da Silva faz parte da família Walkíria Lima há cerca de 30 anos, sendo 26 deles, dedicados ao ensino teórico e prático de piano. Ela acompanhou o governador durante toda a visita, emocionando-se em vários momentos do percurso.
“Desde que cheguei à casa, ainda na década de 80, presenciei muitos desafios e avanços do Centro, mas nunca algo tão grandioso como esse momento. Ver o nosso centro crescer e se desenvolver dessa forma é muito gratificante, emocionante. É um sonho realizado, uma felicidade imensurável para todos os alunos e professores, ansiosos pela inauguração”, externou a professora, emocionada.
Compromisso
O governador Waldez Góes destacou que este é o compromisso do Governo do Amapá, que atuou diante da crise com muito planejamento para que seja possível, agora, fazer entregas, fortalecer a educação e tantas outras áreas da administração pública, dotando de infraestrutura, de bem-estar, de recursos humanos e de qualificação, gerando oportunidades e desenvolvimento.
“Presenciar a emoção dessas pessoas nos faz ter a real dimensão da importância da decisão que tomamos de instituir definitivamente uma infraestrutura capaz de responder à altura do potencial que o Estado do Amapá tem, neste caso, especificamente na música, na cultura. Sabemos o quanto um centro de música mais forte significa para a geração de oportunidades para a nossa gente, e isso nos deixa muito satisfeitos”, frisou Góes.
O governador lembrou que, com o novo prédio, a escola de música ampliará o alcance, com capacidade de saltar de 600 para 2 mil alunos, contando com o processo seletivo em andamento. “Se até esse momento o Walkíria Lima já fez história no ensino da música amapaense, formando, qualificando, socializando a música, agora teremos as oportunidades quadruplicadas de fazer mais e fortalecer essa história”, registrou o chefe do Executivo Estadual.
Cursos
A diretora do Centro Walkíria Lima, professora Maria do Socorro Loureiro, comparou o novo prédio como o de uma escola de música de Nova York. Ela pontuou que, atualmente, o centro contempla três cursos técnicos. O curso de instrumento musical oferta cerca de 10 linhas de formação, em instrumentos como clarinete, piano, violoncelo, violão popular. Há, ainda, o curso técnico de regência e o de canto, na linha de formação lírica. A escola de música conta com cerca de 85 funcionários, sendo 55 professores. Além dos atuais cursos, com o novo espaço, a pretensão é de ampliar os projetos.
“Um desses novos projetos, que já está formatado, será voltado para o ensino da educação musical de jovens e adultos a partir de 18 anos, na linha de formação violão. A ideia é ofertar 100 vagas para o turno da noite, visando o público que estuda e trabalha durante o dia, e pela falta de tempo desejam mas não podem acessar o ensino musical durante o dia”, anunciou a diretora, pontuando que, após a inauguração do prédio, também serão realizados recitais com a presença de antigos professores, ex-alunos que hoje, inclusive, cursam doutorado em música.
“Vamos realizar muitos sonhos - que antes não eram possíveis -, graças ao olhar diferenciado e sensível da gestão com a educação musical. Agora teremos um espaço digno, com mais qualidade de ensino e podendo alcançar mais pessoas e reforçar a credibilidade que já temos nacionalmente”, comemorou a diretora Simone.
Infraestrutura
As obras do novo prédio foram executados pelo GEA, com recursos na ordem de R$ 7,8 milhões, captados no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Presente na visita técnica neste sábado, a secretária adjunta de Estado da Infraestrutura (Seinf), Glaucia Maders, pontuou que o novo Walkíria Lima é um espaço moderno e acessível, dotado de estacionamento, urbanização, elevadores, um andar para auditório, outro para o setor administrativo, e dois andares só de salas de aula para estudos teóricos, coletivos e de prática individualizada (44 ao todo), projetadas conforme as especificidades necessárias ao ensino de cada instrumento.
Todos os pavimentos do prédio possuem banheiros masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais. O espaço conta ainda com sistema de monitoramento por câmeras e de prevenção a incêndio. “Esperamos que a casa da música amapaense seja cheia, que o povo cuide e se aproprie. Pois, foi um investimento feito com muito carinho e esmero”, registrou a secretária.
Após inaugurado, o prédio será repassado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Assim, os atendimentos do centro serão transferidos do atual prédio, alugado, para o novo espaço, oferecendo mais comodidade, segurança e qualidade de ensino aos alunos.
A obra está concluída e, nos dias que antecedem a inauguração, será realizada a limpeza do local, identidade visual, montagem de instrumentos e mobília, retirada dos tapumes da obra e outros. Os móveis, equipamentos e instrumentos do prédio atual já começam, aos poucos, a serem passados para o novo prédio. Se somarão a eles novos equipamentos, mobiliários e instrumentos adquiridos pela Secretaria de Estado da Educação, que também prevê a reforma de outros instrumentos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!