Intervenção cultural convida público para lançamento do Centro de Música Walkíria Lima
Estudantes apresentaram música clássica dentro da Feira do Produtor do Buritizal, em Macapá.
Ação visa também incentivar os alunos do Walkíria Lima a tocarem em locais abertos para a população
Vendedores e consumidores da Feira do Produtor do Buritizal, em Macapá, tiveram um fim de tarde incomum nesta terça-feira, 3. Entre os gritos e ofertas dos feirantes, barulho característico de uma feira livre, havia uma melodia diferente, pouco escutada naquele ambiente: a melodia da música clássica.
A intervenção cultural foi promovida por estudantes do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima. Ao som de clarinete e saxofone, o objetivo da ação foi convidar o público presente para a inauguração do novo prédio do Walkíria Lima, localizado na Rua Eliezer Levy, no centro da capital, que ocorrerá na quinta-feira, 5.
Além disso, a intervenção dá o pontapé inicial para um projeto pensado há muito tempo por estudantes e professores, que visa levar para as ruas da cidade o trabalho desenvolvido dentro do Centro de Música.
“Nossa intenção é incentivar os alunos a tocarem em locais abertos, fazerem apresentações solos, desenvolverem aquilo que está sendo trabalhado em sala de aula. A intenção é fazer mensalmente ações como essa, para a população conhecer e apreciar a nossa música”, explicou o estudante de saxofone Thiago Willyan Lacerda, do Centro de Música Walkíria Lima.
Para a feirante Raimunda da Silva Santiago, de 57 anos, o som dos instrumentos musicais dos estudantes deu um ar refinado à feira, pois há tempos não se escutava música clássica no local. “Eu trabalho aqui desde a inauguração da feira, em 1988. Acho que faz mais de cinco anos que tivemos uma ação parecida. Eu gosto de ouvir música clássica, adorei a intervenção”, comentou a vendedora.
Com a inauguração do novo prédio, o atendimento do Walkíria Lima será ampliado de 600 para 2 mil alunos. Para a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Goreth Sousa, intervenções culturais como esta podem despertar na população amapaense o desejo de fazer canto, aprender instrumentos musicais, e participar das programações culturais do Centro de Música Walkíria Lima.
“É maravilhosa essa ação de levar a música clássica a lugares públicos e mostrar o talento dos nossos estudantes do Walkíria Lima. Desta forma, ganhasse mais visibilidade e também atrai curiosidade e, quem sabe, interesse da população em fazer parte das atividades do centro”, avaliou a secretária.
Confira aqui a programação cultural de inauguração do Walkíria Lima.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!