Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Começa a 3ª ExpoVale com vitrine de tecnologia e políticas públicas para o sul do Amapá

Evento tem o objetivo de reunir os segmentos envolvidas com a cadeia produtiva rural da região sul do estado, ofertando uma programação técnica e cultural.

Por Redação
05/07/2018 09h09

Galpão de negócios foi montado no Parque de Exposição da Associação dos Criadores do Vale do Jari Galpão de negócios foi montado no Parque de Exposição da Associação dos Criadores do Vale do Jari

O Governo do Estado do Amapá (GEA) deu início nesta quarta-feira, 4, à 3ª ExpoVale do Circuito TecnoAgro, no Parque de Exposição da Associação dos Criadores do Vale do Jari (Crivaj), no município de Laranjal do Jari. O evento, que segue até sábado, 7, começou com a escolha da Rainha da ExpoVale e com a exposição das programações e vitrines para debater tecnologias e políticas públicas para a região sul do estado.

A ExpoVale engloba agropecuaristas, empreendedores e demais interessados de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá, e Almeirim, no Estado do Pará, no intuito de abrir discussões relacionadas a cadeia produtiva da agropecuária no Vale do Jari.

Entre os temas principais a serem debatidos está a integração do Amapá com o Pará para o desenvolvimento regional em diversos setores, como o madeireiro; da castanha; açaí; banana; mandioca e da bubalinocultura. Sobre o evento, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Robério Nobre, afirma que foi dado o pontapé para mais um grande evento de difusão de conhecimento e experiências.

“Demos início a mais uma etapa da TecnoAgro no Amapá, onde vamos debater temas relacionados ao desenvolvimento do nosso estado, através do incentivo da cadeia produtiva e da valorização do produtor rural. Aqui vamos acolher todos os interessados em aprender mais sobre tecnologias e, principalmente, para quem busca trocar experiências e conhecer novas técnicas”, ressaltou Nobre.

Programação cultural

Durante a abertura do evento, houve a escolhe da Rainha da ExpoVale. A rainha da ExpoVale de 2009, Cleidiane Silva, entregou a faixa para Juliana Paungarten, 20 anos, que estava vestindo a roupa da “Mulher Vaqueira” e obteve a melhor pontuação nos quesitos avaliados pelo júri. “Isso era um sonho meu, eu lutei muito por isso e não consigo explicar a emoção que estou sentindo. Agradeço a todos os meus patrocinadores e apoiadores que me ajudaram a conquistar o título”, disse a nova rainha.

Juliana, além do título, ganhou R$ 1,5 mil como premiação. Também foram eleitas as princesas da ExpoVale. Eduarda Sena, 20 anos, vestiu “Sabor Marajoara” e conquistou o título de 1ª Princesa. Dhovana Araújo, 17 anos, se apresentou como “Rainha da Vaquejada” e conquistou o título de 2ª Princesa, ambas também premiadas.

Programação técnica

Na programação técnica e de mostra tecnológica, haverá eventos destinados à apresentação de tecnologias, informações e boas práticas, bem como demonstrações de técnicas de processos e manipulação de equipamentos e instrumentos dirigidos para o desenvolvimento agropecuário.

Nesta quinta-feira, 5, pela manhã, será realizada a oficina “Confecção de móveis e artefatos de madeira”, coordenada pela SDR e parceiros, e ministrada por Reginaldo Silva, responsável pelo Recanto dos Artistas. A oficina é destinada a produtores agroextrativistas, microempresários, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

Ainda pela manhã de quinta-feira será ministrado o minicurso “Cultivo hidropônico”, coordenado pela Fundação Jari com instrutores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/AP). O minicurso é voltado para produtores de hortaliças, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

A manhã do primeiro dia da programação técnica será encerrada pela palestra “Regularização fundiária no Vale do Jari” coordenada pela SDR e instrução de um técnico do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), tendo produtores rurais, pecuaristas, técnicos e extensionistas como público-alvo.

À tarde haverá a mesa redonda “Recursos florestais madeireiros e não madeireiros para o desenvolvimento do Vale do Jari” coordenada pela Embrapa/AP com abordagem de diversos temas, como “Valorização da produção florestal através da verticalização”, “Projeto Fomento de eucalipto”, “Utilização de software Bomanejo no planejamento do manejo florestal sustentável” e “Castanha na roça: tecnologia para produção e renovação dos castanhais em área de agricultura familiar”, voltado para produtores agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

A programação ainda terá “Demonstração de Método (DM): cultivo hidropônico” coordenada pela Fundação Jari destinada a produtores de hortaliças, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!