Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Iepa realiza palestras sobre clonagem vegetal para estudantes

O laboratório ainda cedeu mudas e amostras das plantas in vitro que foram expostos nos eventos, e os alunos puderam explicar para os visitantes sobre o processo

Por Redação
02/12/2015 17h15
”Biotecnologia na vida moderna” foi o tema com que o Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (Iepa) contribuiu com feiras cientificas realizadas por duas escolas de Macapá, sendo uma pública e outra particular, no último fim de semana. Os eventos tiveram suporte dos pesquisadores do Núcleo de Biotecnologia Vegetal do instituto, que ministraram palestras e apresentaram as estruturas do laboratório de clonagem vegetal.

 

Os estudantes puderam conhecer todo funcionamento do laboratório, desde a seleção da planta matriz que dará origem aos clones, passando pelo desenvolvimento assistido, até a aclimatização no viveiro.

 

“Os pesquisadores Renan Guimarães e Marcelo Carim colaboraram com o aprendizado dos nossos alunos e nos deram o suporte necessário para desenvolver nosso projeto, que foi um sucesso”, afirmou a professora Adriana Silva, uma das responsáveis pelo estande de Biotecnologia, da Escola Estadual Santina Rioli.

 

“A Escola Moderno agradece o grande empenho dos pesquisadores do Iepa pelas informações concedidas aos alunos do 7° ano, a respeito da aplicabilidade da Biotecnologia no desenvolvimento da sociedade. Oportunizando aos alunos um momento de conhecimento sobre o processo de clonagem dos vegetais e como esse processo pode contribuir para o melhoramento das espécies e consequentemente para a qualidade de vida das pessoas”, relatou a professora Deusana Costa.

 

O laboratório ainda cedeu mudas e amostras das plantas in vitro que foram expostos nos eventos, e os alunos puderam explicar para os visitantes sobre o processo de clonagem.

 

“Nossa missão, além de gerar conhecimento, é estimular a curiosidade, despertando vocações inatas para formação de material humano qualificado, e isso começa na base. Esses alunos são o alicerce para um futuro melhor, onde a ciência direciona o caminho para mudar nossa história atual. Portanto, cabe ao Iepa, e a mim como cientista, a responsabilidade de despertar essas vocações”, relatou o pesquisador Marcelo Carim.

 

Desde sua instalação, o laboratório de biotecnologia vegetal do Iepa vem contribuindo com a formação acadêmica de muitos estudantes amapaenses. Alunos de todos os níveis participam de palestras e recebem apoio técnico em suas monografias e projetos científicos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!