Museu Sacaca recebe mais de 2 mil visitantes por mês em 2015
Hoje o museu conta com um quantitativo de 20 mediadores, divididos nos turnos da manhã e tarde, além de um prático, responsável pela condução do barco regatão.
Vários fatores são apontados como responsáveis por esse elevado índice de visitação. Além da beleza singular que o museu oferece em sua arquitetura, baseada em temas do dia a dia na Amazônia, deve-se levar em consideração também às programações variadas oferecidas ao público, como o Museu Vivo, com encenação da produção de farinha; contação de histórias, com temas voltados para o folclore amapaense e nacional; Planetário Maywaka, projeto que divulga a astronomia, ressaltando o caráter multidisciplinar e cultural; Projeto Observando em Latitude Zero, com utilização do telescópio em noites de luar; oficinas de pipas; Semana dos Museus e Primavera dos Museus que são eventos nacionais.
Hoje o Museu Sacaca conta com um quantitativo de 20 mediadores, divididos nos turnos da manhã e tarde, além de um prático, responsável pela condução do barco regatão. A mediadora Ivana Lobato, comentou sobre a importância do seu trabalho.
“Trabalhar como mediadora é muito gratificante. Tenho prazer de acordar todos os dias e vir exercer minha função. Uma das experiências mais marcantes como mediadora foi receber uma parteira de 97 anos, empurrando seu esposo, de 102 anos, em uma cadeira de rodas. Ao entrar na Casa das Parteiras, ela se emocionou muito, e a emoção dela nos contagiou, principalmente pelo fato de recebermos uma pessoa como ela, que faz parte da história viva do Estado”, contou.
A equipe técnica e administrativa do museu está preparando para o ano de 2016 outras novidades na grade de programação, entre elas está o Museu Itinerante, que tem o objetivo de levar as ações da instituição aos bairros e escolas. A direção da entidade pretende também fazer uma parceria com o programa de Educação de Jovens e Adultos, trazendo turmas para o museu e trabalhando disciplinas que possam relacionar ao ambiente.
A gerente geral do museu, Lúcia Amélia Picanço, enfatizou que em 2015 os objetivos foram alcançados. “Conseguimos atingir nossos objetivos deste ano. Apesar da crise que nosso país está passando, realizamos eventos nacionais importantes como a Primavera dos Museus, que ocorre em todo Brasil. Fizemos também eventos locais como o Museu Vivo e outros. Sem contar com as ações do Planetário Móvel no Equinócio das Águas, escolas e outras instituições em vários municípios. Então, concluo que este ano foi muito bom, mas queremos que no ano que vem o Museu Sacaca receba mais visitas e realize mais programações”, avaliou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!