Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Programa desenvolvido pela rede de ensino do Amapá será apresentado em congresso no México

Programa Educação para a Paz nas escolas será apresentado durante o Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento.

Por Redação
06/11/2018 13h01

Esse ano, cerca de 150 trabalhos serão apresentados no Congresso do CLAD, distribuídos em oito áreas temáticasEsse ano, cerca de 150 trabalhos serão apresentados no Congresso do CLAD, distribuídos em oito áreas temáticas

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), teve três trabalhos aprovados para o XXIII Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad) sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública. O evento acontece de 6 a 9 de novembro, em Guadalajara, México. As iniciativas são relacionadas ao Programa Educação para a Paz (Epaz) nas escolas públicas da rede estadual.

Os três artigos aprovados e que compõem o painel sobre o Epaz são: "Projeto Educação para a Paz: estratégia de enfrentamento à violência escolar: construindo uma cidade restaurativa"; "Violência na escola: concepções e estratégias de enfrentamento"; e "Educação e justiça. Práticas restaurativas no ambiente escolar: construindo cidades restaurativas". Os textos foram escritos pela secretária de Educação, Goreth Sousa, chefe de gabinete da Seed, Teresinha de Jesus Monteiro, e pela especialista em pedagogia escolar da rede estadual, Eliane Oliveira, respectivamente.

Este ano, cerca de 150 trabalhos serão apresentados no Congresso do Clad, distribuídos em oito áreas temáticas. O painel sobre a estratégia do governo amapaense está inserido na área de “Administração pública inclusiva: igualdade de gênero, juventude e integração da deficiência como base para o desenvolvimento humano”. A ferramenta de gestão do Epaz, que é o Sistema Educapaz, desenvolvido pela Secretaria de Educação, para registro das situações de violência na escola, é outra iniciativa que também será abordada durante o congresso em Guadalajara.

“Ver que o programa Epaz está entre os painéis do Congresso do Clad é motivo de orgulho para nós que estamos envolvidos diretamente com as políticas educacionais. Isso mostra, também, o compromisso do Governo do Amapá em implantar ferramentas que resultem em avanços na educação do estado”, comentou a chefe de gabinete da Seed, Terezinha Monteiro.

As apresentações do painel amapaense acontecerão na tarde do dia 9 de novembro e serão traduzidas, simultaneamente, para o inglês e o espanhol. Os artigos estarão disponíveis para download após a defesa, no site institucional do evento, www.clad.org. É a primeira vez que ações estratégicas do governo amapaense são selecionadas para o Congresso Internacional do Clad.

“É motivo de orgulho ver o estado incluir a palavra 'paz’ em um contexto educativo para ser trabalhado de forma positiva, com respeito e preocupação em sua rede de ensino. Iniciamos o Epaz por Macapá e Santana, e a partir das práticas nessas cidades, vamos difundir para os demais municípios, tornando o Amapá um estado de práticas restaurativas. Acreditamos e vamos trabalhar para que isso se torne possível”, reforçou a secretária Goreth Sousa.

Epaz

O fenômeno da violência na escola tem sido recorrente e progressivo nas instituições escolares brasileiras. Diversos estudos têm apontado que as causas da violência no ambiente escolar são múltiplas. Várias são as manifestações de violência: bullying, intimidação, agressões físicas e verbais. Essas podem ser dirigidas entre alunos, assim como entre professores e alunos.

Para enfrentar isso, o Governo do Amapá criou o Projeto Educação para a Paz, através da Lei nº 2.282/2018. Executada pela Secretaria de Estado da Educação. A estratégia foi concebida para construir uma rede articulada de parceiros, para disseminar a cultura de paz nas escolas com o objetivo de educar, para prevenir a violência e contribuir para melhorar os indicadores educacionais.

O programa busca desenvolver competências socioemocionais, que são compreendidas como atitudes e habilidades necessárias para o enfrentamento dos desafios contemporâneos. O programa conta com uma ferramenta de gestão que é o Sistema Educapaz, desenvolvido pela Secretaria de Educação, para registro das situações de violência na escola, contribuindo no monitoramento e avaliação dos resultados do programa.

Clad

O Congresso Internacional Clad é um evento anual que se consolidou como o mais importante encontro da América Latina para apresentar e discutir experiências e pesquisas realizadas sobre Reforma do Estado e Administração Pública.

O congresso reúne ministros e secretários de Estado responsáveis pelas políticas públicas em questão, além de parlamentares, pesquisadores e professores universitários e instituições especializadas, consultores, funcionários públicos e sindicalistas.

Seus objetivos são promover o intercâmbio de experiências, pesquisas, estudos e publicações sobre as principais dimensões do renovado processo de reforma do estado e modernização da administração e gestão de assuntos públicos nos países da Ibero-América e do Caribe, bem como nos outros países cujas experiências são relevantes para a região, a fim de contribuir para o avanço do conhecimento nessas áreas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação