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Setrap intensifica obras de manutenção em pontos críticos da BR-156

O objetivo das ações é normalizar o tráfego nesse trecho e preparar a rodovia para o inverno, evitando que motoristas tenham transtornos em razão dos problemas.

Por Redação
01/12/2015 17h34
A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) está intensificando a manutenção no trecho norte da BR-156 no perímetro que compreende o distrito do Carnot, no município de Calçoene, até o município de Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá. O trabalho consiste no reparo de erosões e terraplanagem em pontos críticos que se concentram nos quilômetros 80 e 90 da rodovia, próximo às terra indígenas de Uaçá.

Segundo o titular da Setrap, Odival Monterrozo, o objetivo das ações é normalizar o tráfego nesse trecho e preparar a rodovia para o inverno, evitando que motoristas tenham transtornos em razão dos problemas.

O gestor informou também que está programada a recuperação de 12 quilômetros na saída do município de Calçoene até o Distrito do Carnot. A conservação inclui o reparo de erosões, como também o serviço de terraplanagem. O trabalho está previsto para iniciar ainda no mês de dezembro.

“Estamos dando prioridade inicialmente para o reparo de erosões, pois é um serviço de maior envergadura que exige um maior acompanhamento e dificilmente poderia ser feito no período do inverno. Em razão disso vamos aproveitar o verão para agilizar e concluir essa fase”, declarou.

No trecho sul da BR-156, o gestor informou que foram feitos os serviços de manutenção em três dos quatro lotes. O trabalho se concentra agora no trecho que inicia no distrito de Água Branca do Cajari até o município de Laranjal do Jari, distante 265 quilômetros de Macapá. Estão sendo realizados a conservação, a recuperação do leito da rodovia e de pontes, além dos serviços de drenagem.

O secretário estima que ambos os trabalhos sejam concluídos até o dia 21 de dezembro, data em que termina o convênio firmado entre o Governo do Estado do Amapá e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), assinado em 2006, do qual o Estado se responsabilizou pela manutenção e conservação da BR.

“Estamos nas tratativas com Dnit e estudando a possibilidade de renovar esse convênio. Se caso não for renovado, o departamento ficará responsável por esse serviço tanto no trecho sul como no trecho norte da rodovia”, explicou.

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