Deficiente visual vence limitações e atualiza conhecimentos de espanhol para dar aula
Para Luziane do Amaral participar, organizadores adaptaram o material didático, a fim de que ela pudesse acompanhar o 6º Curso de Atualização.
Luziane do Amaral, 30 anos, foi a primeira deficiente visual do Brasil a participar de um curso dessa natureza ofertado pela Espanha
Pela primeira vez, o Ministério da Educação da Espanha recebeu uma aluna com deficiência visual no Curso de Atualização para professores de espanhol: Luziane do Amaral, 30 anos, acadêmica do curso de Letras na Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
Oferecida pelo Governo do Amapá numa parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil, a capacitação ocorreu durante cinco dias, encerrando nesta sexta-feira, 9, na Escola de Administração Pública (EAP), em Macapá. Conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o curso foi ministrado pelo assessor técnico de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Angel Sanchez.
Para Luziane participar, a comissão organizadora teve que fazer adaptações do material didático, para que ela pudesse acompanhar as aulas. Isto porque, o Ministério da Educação da Espanha, não dispunha de recursos didáticos adaptados, por nunca ter recebido um deficiente visual em nenhum estado do Brasil onde ministra o Curso de Atualização para professores de espanhol.
“Todo o material foi encaminhado para a Secretaria de Educação do Amapá adaptar para o Braille. Luziane foi recebida com muito entusiasmo por todos os organizadores. Essa ousadia dela abre portas para que outras pessoas com deficiência, se interessem por esse tipo de capacitação”, destacou a assessora técnica Linguística e Pedagógica da Seed, Alcioneide Ramos.
A acadêmica de Letras mora na Baixada do Ambrósio, no município de Santana. Ela ficou cega ainda na infância durante um acidente doméstico. Estudou o ensino fundamental e médio na Escola Estadual Almirante Barroso e, já na universidade, pensou em desistir do curso por achar que não conseguiria alcançar seu objetivo: se formar e dar aula de Braille para deficientes visuais.
Apesar de não ser professora de espanhol, Luziane participou do Curso de Atualização por se enquadrar num dos critérios exigidos: ser estudante do último período da graduação de Letras Português/Espanhol. “O Braille é uma área carente de professores e, eu pretendo me especializar e, com isso, ajudar outras pessoas que têm a mesma deficiência que eu”, idealiza a amapaense que pretende usar os conhecimentos de espanhol no Braille.
O Curso de Atualização para professores de espanhol é ministrado em todos os estados brasileiros para apoiar e oferecer formação relacionada ao ensino de espanhol no Brasil.
Curso de Atualização
Esta é a 6ª edição do Curso de Atualização para professores amapaenses de espanhol. A capacitação visa à troca de experiências entre os profissionais da área, além de disseminar a língua espanhola no Brasil, fomentando a formação continuada de professores e acadêmicos do curso de Letras.
A participação dos candidatos se dá por meio de um banco de dados em que os professores da rede estadual estão inscritos. A Seed informa aos diretores das escolas sobre os dias da capacitação e os interessados se inscrevem no período divulgado.
O Estado do Amapá oferta o ensino de língua espanhola a estudantes dos níveis fundamental e médio, de acordo com a demanda de professores disponíveis no quadro da rede estadual.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!