Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Fortaleza de São José passa por vistoria para prevenção e combate a incêndios

A partir de vistoria, será estabelecido um planejamento de atividades para garantir a preservação do monumento.

Por Redação
23/11/2018 13h52

Objetivo da vistoria foi analisar o sistema de prevenção e combate a incêndio do principal monumento histórico do Amapá

Com o objetivo de implementar ações de combate e prevenção de incêndios em prédios históricos, órgãos públicos estaduais e federais realizaram nesta sexta-feira, 23, uma vistoria na Fortaleza de São José de Macapá. Inaugurado em 1782, o monumento é considerado uma das sete maravilhas do Brasil.

A ação atende a uma recomendação do Ministério Público do Amapá (MP/AP), através da “Ação Nacional: Ministério Público em defesa do Patrimônio Histórico Brasileiro”. A iniciativa veio após o incêndio no Museu Nacional, ocorrido em 2 de setembro, no Rio de Janeiro.

“Através dessas vistorias teremos um diagnóstico para que seja estabelecido um planejamento de atividades para garantir a preservação da nossa história”, explicou a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Ivana Cei.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), Ederaldo Azevedo, destacou que durante a vistoria foi possível detectar pequenos problemas no sistema de prevenção e combate a incêndios, que podem ser facilmente corrigidas. “Pontuamos todas as falhas encontradas na rede elétrica e na falta de alguns equipamentos de combate a incêndio, que podem ser sanadas sem muito trabalho, para garantir a segurança do local e dos visitantes”, destacou o militar.

Participaram da vistoria, além do Corpo de Bombeiros, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Conselhos Federais de Engenharia e Agronomia (CREA) e Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Outros prédios que serão vistoriados pelos órgãos são: o Museu Joaquim Caetano, Museu Sacaca, Igreja de São José, Trapiche Eliezer Levy, Centro de Cultura Negra, vinculado à União dos Negros do Amapá (UNA), Escola Barão do Rio Branco, Colégio Amapaense, Largo dos Inocentes, Biblioteca Pública Elcy Lacerda e Mercado Central.

Uso social

Outro objetivo da vistoria foi discutir alternativas para dar uso social para os prédios históricos amapaenses. Durante a vistoria, a chefe de Patrimônio Histórico da Fortaleza de São José, Alessandra Souza, anunciou que o monumento vai abrir espaços para realização de palestras e exposições. “Estamos reabrindo a galeria e o auditório para o público que queira solicitar os espaços para realização de palestras, exposições ou até mesmo aulas, dando uso social da Fortaleza para a comunidade”, frisou.

Revitalização

Em julho deste ano, o Estado investiu R$ 4,5 milhões em revitalização, reforma, restauração e iluminação da Fortaleza de São José de Macapá. O monumento foi completamente iluminado, no seu interior e arredores. Nas paredes, a iluminação cênica valoriza o patrimônio e proporciona mais segurança aos transeuntes, e pode ser visto do alto, compondo a paisagem urbana de Macapá.

Também foram revitalizados e reformados os caramanchões da Fortaleza, a grama ao redor do patrimônio histórico e do Parque do Forte foi refeita, assim como o estacionamento e o passeio público. Os banheiros da área sul foram revitalizados e reativados. A parte de madeira de acesso à Fortaleza foi trocada. As casamatas da Fortaleza de São José, onde havia infiltrações, também foram restauradas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!